Análise Completa - Garry's Mod


Garry's Mod foi lançado na Steam em 2006 e foi desenvolvido por Garry Newman com a publicação oficial da Valve. Basicamente este é um jogo pago em que uma gama de elementos são dados para que você possa fazer o que quiser em sandbox. Muitos programadores e desenvolvedores utilizam do software para criar pequenos filmes e também modos de jogo únicos para toda comunidade interessada. Jogadores e usuários comuns, em contrapartida, têm duas diferentes opções de jogo: a primeira brincar em sandbox criando cenários, selecionando e implementando no mapa Npcs, objetos, veículos e obtendo conquistas no processo. A segunda é entrando em diferentes servidores com diferentes modos de jogo feitos pela comunidade no geral, através da lista disponibilizada no menu principal.

Dados do Jogo

Gêneros: ação, sandbox, indie, mod, construção.
Desenvolvedor: Garry Newman.
Disponível em português? parcialmente.
Número de conquistas Steam: 29.
Dificuldade em obter todas as conquistas: alta.
Nota geral pela Metacritic: 9.2/10.
Tempo estimado de jogabilidade: varia muito.
Recursos: workshop, cartas, Valve anti-trapaça.
Conteúdo adicional: nenhum.
Plataformas: Windows, OS X, Linux, Steam OS.

Problemas nos Servidores


O desenvolvimento pela comunidade, apesar de interessante, acarreta em uma série de problemas e pontos negativos com relação à qualidade do jogo como um todo. Como é algo criado e gerenciado pela comunidade, é previsível que o conteúdo será repleto de bugs, falhas organizacionais e problemas com Addons, além da qualidade ser notoriamente inferior em muitos aspectos. Para começar a tratar deste assunto, é bom estar ciente que o tempo de espera para o carregamento e download de cada servidor pode ser de quinze minutos até uma hora, dependendo de todo conteúdo existente no mesmo. Em outras palavras, um tempo médio de meia hora para entrar em uma partida nova. Isso só vale se você entrar cada vez em um servidor diferente, pois se entrar sempre no mesmo só será necessário realizar todo o download na primeira vez, mas isso já implica em outro porém: a dificuldade em encontrar um servidor de qualidade, sujeitando ao usuário ir em busca de servidor por servidor, gastando um tempo inestimável no processo.


Se isso não fosse o suficiente, praticamente todo servidor exige que downloads extras sejam feitos em sites externos como Add-ons, complementos. Caso não faça download das Addons, o que não é obrigatório, você vai se deparar com falhas frequentes na textura do mapa (muitas áreas vão ficar rosas) e mensagens de Erro vão surgir em muitos pontos. Para exemplificar, basta imaginar que um personagem jogável só possa ser visto fazendo download de uma add-on, caso você não faça o download irá ver tal personagem como uma mensagem de erro vermelha ambulante. Tudo isso atrapalha um quanto na jogabilidade e na qualidade de cada servidor, mas ainda não é tudo. Muitos jogos são feitos de maneira precária e disponibilizados com falhas na mecânica e com a ausência de um tutorial, em outras palavras, se tornam uma bagunça inexplicável na qual o jogador pode nem mesmo entender o que fazer ou como fazer algo.

Alguns Exemplos de Jogos


Para compreender melhor sobre o funcionamento dos estilos de partidas e servidores nada melhor do que exemplos práticos. Entre as centenas de modos diferentes e únicos de se jogar, é possível citar alguns bem populares e outros inspirados em títulos já existentes. Note que além de uma breve explicação do objetivo do jogo e conteúdo superficial do servidor há também possíveis problemas com os quais você pode se deparar ao entrar neles, problemas que vão além de Add-ons e Bugs, mas também compõem as boas maneiras de outros jogadores e usuários, o que é muito relativo e nem sempre é uma certeza de que vão acontecer. Veja nos próximos parágrafos cinco exemplos de modos de jogos populares.


Trouble in Terrorist Town: há vários servidores neste estilo de jogo, que é bem interessante na teoria. Basicamente há uma equipe toda muito bem armada, mas alguns jogadores de tal equipe são selecionados pelo jogo como traidores, os demais (a maioria) são inocentes; desse modo, os traidores precisam matar os inocentes para vencer a partida, enquanto os inocentes devem descobrir quem são os traidores e matá-los para vencer. Apesar de terem regras, alguns servidores acabam destruindo o jogo por permitir pessoas conversarem por microfone ou pelo chat e revelar a identidade de um ou mais traidores; também pode acontecer de jogadores atacarem a todos em busca de um traidor, o que é contra as regras, mas nem sempre rigidamente supervisionado em alguns servidores.


Role Play: é o modo mais procurado e com mais opções em Garry's Mod. Traduzindo ao pé da letra, o Rp seria um tipo de Dramatização, no sentido de você ser um personagem pré-selecionado e ter que atuar como se de fato fosse o personagem nas condições e no mundo em que ele se encontra. Existem muitos, mas muitos servidores de Rps, e não somente os triviais, nos quais você escolhe um emprego, ganha dinheiro, compra casa e carro e continua vivendo a vida trabalhando, mas também DarkRps, nos quais você pode escolher como ''carreira'' ser prostituta, traficante de armas, ladrão, garçom de bar e até chefe da mafia! Também tem Rps mais fantasiosos, como os de Star Wars, Half Life e alguns medievais. O maior problema é que muitos servidores não promovem nem mesmo um tutorial para iniciantes, fazendo com que grande parte dos jogadores fiquem perdidos e desistam sem entender como proceder.


DeathRun, Zombie, Murder: o DeathRun basicamente é um mapa no qual você e outros jogadores precisam passar correndo por vários obstáculos até chegar no fim, e outros jogadores podem ou não ativar armadilhas no caminho pra prejudicar os Runners. A questão é que alguns servidores são simplesmente uma bagunça, você fica perdido sem entender nada, morre sem saber o motivo e cai em armadilhas sem vê-las. O modo Zumbi é divertido, embora simplório; você morre muito rápido e as armas pouco causam danos nos zumbis e criaturas do mal. A parte distinta é que após morrer você pode selecionar um zumbi ou monstro e matar seus antigos companheiros da equipe! O modo Murder pode ser detonado pela má fé dos jogadores. Apenas um jogador é o assassino, os outros são vítimas em uma casa, e uma das vítimas possui uma arma para matar o assassino. A questão é que em muitas partidas os felizardos revelam o assassino rapidamente para todos saberem.

Resumo Final


"Garry's Mod" é um título muito famoso por toda comunidade Steam, e o motivo disso não é somente pela sua grande variedade de modos de jogar e de servidores criados pela comunidade com uma gama de recursos e itens especiais que tornam cada partida, única. Na verdade seu grande trunfo é possibilitar que qualquer interessado desenvolva seu próprio conteúdo através da programação em Lua, podendo tornar até mesmo o impossível real, sendo a criatividade de cada um o limite. Muitos vídeos de comédia criados no Garry's Mod circulam pela internet graças aos recursos de pose e modelagem da face de personagens, bem como pelo sandbox e inúmeras opções de acréscimos e posicionamento de objetos e Npcs no cenário. Porém nem tudo é um mar de rosas, e muitos jogadores que buscam apenas pela diversão simplificada acabam se decepcionando pela baixa qualidade de alguns servidores, bem como por todas as complicações provenientes de um jogo liderado pela própria comunidade.

Pontos Positivos:

>> Muitas possibilidades de criação e modelagem em Sandbox;
>> Possibilidade de criar histórias e animações por programação;
>> Algumas conquistas divertidas de obter no modo livre;
>> Centenas de modos de jogos e servidores disponíveis;
>> Muitas inspirações em outros jogos e em filmes;
>> Comunidade muito ampla e grande quantidade de jogadores.

Pontos Negativos:

>> Transferência de dados de cada servidor leva muito tempo;
>> Necessidade de baixar e instalar Add-ons por servidor;
>> Falta de qualidade e organização em muitos servidores;
>> Dificuldade na compreensão de objetivos e de alguns jogos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário