Análise Completa - Metro 2033 (Redux)


Metro 2033 é um jogo em primeira pessoa de sobrevivência baseado no livro com o mesmo nome escrito pelo russo Dmitry Glukhovsky. A história se passa em uma Rússia destruída por um apocalipse nuclear, tendo o jogador o controle sobre Artyom, que se aventura em um mundo dominado por criaturas mutantes e muitos humanos hostis. A versão "Redux" apresenta melhorias gráficas significativas e foi lançada em 2014 na Steam. O título foi aclamado pelos seus elementos aprofundados no terror e sua qualidade na representação do enredo e efeitos cinemáticos.

Dados do Jogo

Gêneros: ação, terror, sobrevivência, furtivo, pós-apocalíptico.
Desenvolvedor: empresa ucraniana 4A Games.
Disponível em português? Não.
Número de conquistas Steam: 49.
Dificuldade em obter todas as conquistas: alta.
Nota geral pela Metacritic: 8.5/10.
Tempo estimado de campanha: 10 horas.
Recursos: compatibilidade controle, cartas.
Conteúdo adicional: nenhum.
Plataformas: Windows, OS X, Linux, Xbox 360, One, PS4.

Jogabilidade


Sendo totalmente em primeira pessoa, o jogo é bastante imersivo e conta com uma atmosfera incrível. Há uma grande variedade de armas e é possível utilizar até mesmo bombas, porém todos os recursos são escassos, sendo importante administrar corretamente cada projétil ou item estocado. Explorar o cenário é essencial, balas podem ser recebidas ao vasculhar corpos, bem como filtros para máscara de gás. Ademais, em determinadas lojas em estações e bases seguras o jogador tem a possibilidade de comprar munição e itens de interesse. Com relação à vida, dependendo o modo de dificuldade escolhido é regenerada aos poucos com o tempo fora de combate, não retirando a necessidade do uso de kits médicos que curam quase toda a vida instantaneamente quando usados. Em determinados momentos o uso da lanterna é crucial para não se ver preso na escuridão, bem como uso de óculos de visão noturna. O caminho a ser trilhado não é mostrado por HUD, mas sim por um aparelho que ocupa as duas mãos e indica a direção que deve ser seguida.


As interfaces estão parcialmente presentes (exceto no modo ''Hardcore'') e demonstram a quantidade de tiros restantes para cada uma das três armas que podem ser carregadas. A quantia de vida restante não é exibida, mas é possível ter noção conforme a tela vai escurecendo e ficando vermelha. Apesar da maior parte do jogo se passar debaixo da terra, nas profundezas do metrô, em alguns momentos raros há exploração na superfície ainda radioativa e devastada, sendo necessário o uso de máscara de gás durante todo o tempo fora. Uma peculiaridade é que conforme o jogador sofre danos usando a máscara, esta fica visivelmente danificada, até certo ponto dela quebrar e parar de funcionar, causando a morte por asfixia. Também é preciso trocar os filtros de oxigênio a cada intervalo de tempo, sendo tais filtros de quantidade limitada, obrigando o jogador a ser rápido enquanto se move pela superfície e usar a opção de fuga mais vezes do que a opção de combate ou furtividade.

Sobre o Enredo


A história se passa em um cenário pós-apocalíptico de Moscou e do Mundo por um holocausto nuclear que criou monstros por radiação e que agora dominam a superfície, restando aos humanos sobreviventes construirem cidades e exércitos nas estações de metrô no subterrâneo. Se não fosse o suficiente, os nazistas ainda guerreiam contra socialistas e disputam pela dominação do mundo devastado, mesmo sabendo que a raça humana teria maiores chances deixando as ideologias e políticas de lado para lidar com os monstros radioativos juntos. A trama tem um desenvolvimento incrível, mostrando também o quanto Artyom, o personagem principal, amadurece ao deixar sua vida pacata em sociedade para embarcar em uma aventura sem voltas, contando com a ajuda de vários personagens marcantes e com caráter, tornando tudo mais imersivo e interessante. Mas não pense que serão muitos os momentos com companhia, pois a maior parte do jogo você vai ter que se virar sozinho, afinal essa é uma característica necessária para o terror.

Combate e Furtividade


É você quem escolhe como proceder, por meio da ação ou por meio da discrição - dependendo da ocasião. Algumas partes do jogo te incentivam a se esconder ou a fugir, enquanto outras apelam mais para um lado do combate; mesmo havendo momentos específicos para furtividade - como invasão à bases de humanos hostis - não é possível completar o jogo por extenso sem puxar o gatilho; muitas partes te obrigam a lutar ou morrer, com hordas de monstros que te cercam em um espaço relativamente pequeno e sem meio de escapatória. Em contrapartida, os momentos que englobam a furtividadade se não utilizados corretamente podem acarretar na perda e até falta total de munição, cabendo ao jogador compreender o aspecto de cada nível. Uma observação é que é muito fácil perder vida, com poucos golpes ou tiros você já vai precisar de cura rápida, sendo uma necessidade se esquivar e evitar ataques de oponentes.

Ambientação e Terror


Os sons e rugidos das criaturas, além de passos e efeitos de ambientação vão te deixar arrepiado e olhando por todos os lados em busca dos inimigos. Os próprios monstros são feios e trazem um pouco de horror, combinando também com cenários escuros e repletos de sangue e de cadáveres, teias de aranhas e trens abandonados. Os pontos-chaves para o terror: sem dúvidas os sons em primeiro lugar, os gráficos e cenários em segundo, a força dos monstros e escassez de munição em terceiro. A trilha sonora contribui com o aumento da tensão mesmo quando não há nenhum inimigo por perto, sendo crucial no desenvolvimento do terror.


Todo cenário em ruínas e acontecimentos inesperados causam certo espanto, porém uma parte especial do jogo pode ser destacada por tamanha criatividade e particularidade que apresenta: a da biblioteca. Uma criatura nova chamada "Librarian" se torna um grande pesadelo para o jogador durante alguns minutos da campanha, com uma mecânica especial e única. O monstro resiste a muitos tiros, e se enfrentado existe uma possibilidade quase certa de que será o fim do jogador, ainda mais pelo fato de ter toda uma colméia. A experiência é inesquecível, e você só terá duas opções, correr e se esconder até poder ser furtivo e então correr novamente ou enfrentar o medo cara a cara, ou seja, quando ser avistado pelo monstro encarar ele e não fazer movimentos bruscos, caminhando lentamente para trás até manter uma distância segura dele, que vai se afastar por um tempo e depois te afrontar novamente.

Equipamentos e Conquistas


Existem diferentes opções de armas, divididas em: automáticas, shotguns e pistolas. É possível carregar três ao mesmo tempo, não necessariamente uma de cada tipo. Em lojas específicas é possível não somente comprar munição, mas também aprimorar armas com investimentos nem tão baratos. As melhorias variam desde o cano e a mira até a base e recuo. Sobre as conquistas algumas são fáceis de obter, porém a dificuldade fica alta quando é requisitado encontrar por todos os mapas do jogo as páginas do diário de Artyom, assim como realizar determinadas proezas em níveis específicos (como passar por bases sem ser detectado ou salvar prisioneiros e fazer boas ações). O tempo médio para conseguir todas as conquistas pode facilmente ultrapassar 40 horas de jogo.

Resumo Final


"Metro 2033" já se tornou praticamente um clássico para fãs de jogos de terror e de sobrevivência, tendo uma dificuldade atraente e uma gama de recursos que tornam cada momento épico e imersivo, atrelando o terror com a ação. Tanto a qualidade gráfica e sonora quanto o conteúdo em si provam que títulos desenvolvidos por empresas estrangerias não-americanas têm grande potencial no mercado e conseguem se destacar deixando suas marcas duradouras na história. Conforme acompanhado em todos os parágrafos anteriores da análise é possível resumir os prós e contras abaixo.

Pontos Positivos:

>> Interfaces simples, mas de fácil utilização
>> Mecânicas divertidas de furtividade e combate
>> Imersão profunda em uma atmosfera bem desenvolvida
>> Cenários surpreendentes e monstros assombrosos
>> Elementos de terror e sobrevivência excelentes
>> Sons e trilhas sonoras deslumbrantes
>> Experiência única com máscara de gás na superfície
>> Enredo marcante com dois finais diferentes
>> Personagens relevantes e cenas cinemáticas
>> Uma gama de equipamentos e aprimoramentos diferentes

Pontos Negativos:

>> Possibilidade de reiniciar o progresso pela falta de filtros
>> Renderização gráfica falha, com possíveis travamentos
>> Momentos apelativos de combate em excesso obrigatório
>> Alguns bugs com monstros e partes do cenário
>> Nenhum modo ou opção Online seja PVP ou Coop



Nenhum comentário:

Postar um comentário