Análise Completa - Saga Penumbra


Penumbra é o nome de uma série de jogos episódicos desenvolvidos pela Frictional Games e distribuídos pela Paradox Interactive e Lexicon Entertainment. Ele é conhecido por ser muito parecido com o Amnesia, tanto no terror, como também na exploração, na mecânica e nos controles. A saga é composta por quatro jogos diferentes, três oficiais e pagos e um quarto gratuito feito por fãs, que é na verdade um Mod. Os jogos são independentes, mas especificamente para o Mod é preciso antes adquirir o jogo Amnesia como requisito.


Penumbra: Overture 


"Overture" é o primeiro jogo de terror da saga Penumbra, e foi desenvolvido pela Frictional Games em 2007, tendo como predecessor o "Black Plague". Diferentemente dos demais (e de Amnesia), neste você pode equipar um martelo e até uma picareta, que podem ser usados para matar os inimigos, mesmo que com dificuldade. Ele conta a história de Philip, que começa sua aventura rumo ao desconhecido através de dicas e rastros deixados pelo seu pai desaparecido, acabando em uma mina abandonada na Groenlândia.


Pontos Positivos:


-> Dentre os títulos da saga "Penumbra" este é o mais diversificado e com mais ação, com muitos enigmas interessantes e inimigos que podem realmente ser confrontados, deixando elementos de furtividade e fuga somente para casos específicos.

-> Os inimigos são exóticos, pois diferentemente dos demais jogos de terror, não são monstros e nem criaturas amedrontadoras e feias, mas sim cachorros, aranhas e vermes gigantes. É possível derrotar os cachorros e as aranhas com o martelo ou picareta, assim como jogando objetos sobre eles (são necessários muitos golpes), mas os vermes te obrigam a correr ou morrer.

-> Em vários momentos do jogo você vai ter que resolver enigmas simples sob pressão. Por exemplo logo no início você precisa pensar em um modo de entrar na base antes de morrer congelado; no decorrer da trama você precisa agir rapidamente para bloquear o caminho de várias aranhas em uma caverna apertada e até aprender a lidar com um verme devorador gigante, tentando abrir passagem para você e ao mesmo tempo bloquear a passagem dele antes que seja tarde.

-> Outros enigmas são criativos e até divertidos de serem desvendados. Entre eles: uma passarela de gelo fino, a qual você precisa atravessar com muita cautela para não quebrar o chão e morrer afogado e uma máquina a qual você precisa deixar todos os pinos levantados, mas com controles que se resumem em botões, sendo que cada botão pode levantar e abaixar diferentes pinos, trazendo um pouco de dor de cabeça.

-> Os cenários se diferenciam bastante das bases obscuras e ensanguentadas da continuação "Penumbra", dessa vez você vai explorar várias cavernas e instalações de madeira, além de alguns pontos congelados. O gráfico não é dos melhores, mas a ambientação é fantástica, principalmente pelos efeitos sonoros.


Pontos Negativos:


-> Os monstros necessitam de muitos golpes para serem derrotados, o que acaba sendo um exagero. Desde quando é preciso dar dez marteladas para incapacitar um cão, ou cinco golpes para matar uma aranha. Em contrapartida, os golpes das criaturas causam um dano absurdo.

-> Querendo ou não o jogo continua tendo aspectos do "Amnesia", ou vice-versa. Em outras palavras, você vai ter que persistir em explorar cada canto das salas e procurar por objetos específicos de modo a criar algo maior ou encontrar uma saída. Seja para criar uma "poção", seja para montar explosivos, você vai ficar cansado de ler anotações em busca de dicas e depois ter que andar olhando cada centímetro do cenário em busca de materiais.

-> O número de inimigos é consideravelmente alto, talvez por isso que no "Black Plague" tenham diminuído drasticamente. É até engraçado ver cinco ou mais aranhas pulando em sua direção ou se deparar com um cachorro sarnento a cada quinze minutos.

-> O jogo tem cerca de 3-5 horas de duração, sendo que a maior parte do tempo é gasta resolvendo enigmas maçantes e repetitivos. É preciso ter muita paciência de modo a não desistir do jogo e poder aproveitar os momentos de tensão que acabam valendo o esforço.


"Penumbra Overture" conseguiu iniciar a saga de modo surpreendentemente bom, atraindo o jogador por uma história misteriosa, mas divertida, e proporcionando bons momentos de luta e de tensão. Este é o mais diversificado por não ter tanto terror, na verdade você dificilmente vai sentir medo, no máximo vai levar um ou outro susto. O ponto forte do jogo é te deixar tenso, e não assustado; por exemplo ter que bloquear o caminho de aranhas e vermes gigantes em um tempo cronometrado te deixa tenso, bem como encontros inesperados e momentos de ação rápida com pouco raciocínio. Este é o único jogo do estilo "Amnesia" que recomendo a todos, pois como eu disse é o menos maçante e enjoativo dentre os que experimentei. Mesmo que você não tenha tanta paciência para vasculhar áreas e resolver enigmas, tente jogar "Overture", acredito que os lados positivos do jogo pagam pelos negativos e no final acaba valendo a pena. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Penumbra: Black Plague



"Penumbra: Black Plague" é uma continuação de "Penumbra: Overture" e foi produzido pela Frictional Games. Diferentemente de "Amnesia" possui uma boa história e que é vivida pelo personagem, e não contada por "flashbacks" que deixam a tela escura por um tempo com vozes no fundo. Ela continua com o mistério iniciando no primeiro jogo, e com a investigação na base abandonada na Groenlândia. No decorrer da trama Philip descobre mais sobre sua própria infecção e sobre as entidades antigas que habitam nas profundezas da Terra, bem como revelações sobre seu pai.


Pontos Positivos:


-> A história envolvendo muita ficção científica e criaturas de outros planetas foi muito bem planejada, e consegue prender a atenção do início ao fim, não somente pelas anotações e conversas por computadores, mas também pelos acontecimentos ''ingame'' e alguns cortes de cena.

-> O jogo tem vários enigmas diferentes, logo de início você já tem contato com um deles - precisa usar um equipamento para transformar uma moeda em uma ferramenta de escape; outros enigmas interessantes vão aparecendo no decorrer do jogo: utilizar de falhas elétricas para transformar faíscas em chamas de modo a ativar o sistema de segurança e desbloquear as portas; criar uma ponte de engradados em uma sala alagada para atravessar de um lado ao outro e até brincar de "fliperama", no estilo de segurar um objeto com a "garrinha" e levá-lo até a abertura de recolhimento.

-> Só há praticamente um tipo de monstro, o Tuurngait, um tipo de alien zumbi. Você vai se deparar com vários Tuurngait durante o jogo, alguns com lanternas (te vendo com maior facilidade), outros com machados ou pés-de-cabra (facilitando em derrubar portas). O melhor a ser feito é evitá-los se escondendo, entretanto existe a possibilidade de fugir e até de matá-los (jogando várias caixas e outros objetos sobre eles).

-> Outras criaturas têm breves aparições no jogo, incluindo o cachorro e a aranha do primeiro jogo - apenas como easter eggs - e um verme gigante. O verme apenas quebra a parede e tenta te matar uma vez, mas pode ser facilmente neutralizado ao puxar a alavanca e eletrocutá-lo.

-> Os cenários são bem diversificados, a base tem várias salas muito legais de explorar, tal como uma que fica submersa de sangue e outra totalmente escura, mas com algumas plataformas que se movem sem parar, tendo você que pular por elas sem quase ver nada. Também é possível fazer uma visita à superfície - sofrendo danos por congelamento - e até um lugar misterioso com muros e pisos brancos.

-> O gráfico é intermediário, mas os sons e músicas são sensacionais! Realmente deixam o jogo muito mais assustador, com barulhos duvidosos e gemidos monstruosos. Também não existe o terrível sistema de "sanidade" visto em "Amnesia", ou seja, você pode ficar no escuro sem ficar doido.


Pontos Negativos:


-> A saga Penumbra, assim como o próprio "Amnesia", continua sendo praticamente só exploração e resolução de enigmas. Posso dizer que ao menos 75% do jogo se resume a isto, portanto caso não tenha paciência em procurar objetos e senhas no escuro ou ter que olhar cada canto de cada sala, muito provavelmente você não vai gostar de "Black Plague".

-> Mesmo tendo enigmas criativos, a questão dos quebra-cabeças chatos e enjoativos continua em vigor. Você continua tendo que entender cada enigma quase sem dicas, continua perdido e tendo que perder muito tempo olhando todos os lugares disponíveis... Continua tendo que interagir com uma gama de objetos para criar outros ou liberar acesso para algum ponto específico.

-> Os monstros quase nem aparecem, na maior parte do tempo você vai ficar assustado com os sons, pois quando os aliens surgem são apenas por alguns segundos... As perseguições são fracas e sem graça, é mais um jogo de terror psicológico do que outra coisa. Normalmente quando a criatura faz patrulha por uma sala, quando você for visto bastará passar por uma porta e se ver livre da ameaça.

-> Não há nenhuma inovação ou grande diferencial que faça de "Black Plague" um jogo único ou destacável, tal como acontece com "Outlast". Para quem não tiver muita paciência em caminhar por lugares escuros e, de vez em quando, ter que brincar de esconde-esconde com algum alien zumbi, "Penumbra" só vai ser considerado como uma expansão maçante de "Amnesia"."



Black Plague" deve ser jogado apenas por aqueles que realmente gostaram de "Overture" ou "Amnesia", afinal ele segue o mesmo padrão de resolução de enigmas e exploração por ambientes escuros. O trunfo sem dúvidas é o sistema de áudio, com sons horripilantes mesmo quando não há nenhuma ameaça próxima. Os monstros só estão lá como brinde, afinal eles quase nem tem importância durante a jogabilidade, aparecendo poucas vezes e sendo facilmente driblados, com fugas monótonas e nada desafiadoras. Os pontos altos do jogo, em contrapartida, são o enredo espetacular e a ambientação como um todo - incluindo gráficos, sons e cenários. Se você não tem paciência em procurar objetos e resolver enigmas tendo pouca ou nenhuma dica, então este jogo não é para você.


Penumbra: Requiem



Quando ler na descrição que "Penumbra: Requiem" é um jogo de 'puzzles' não duvide, afinal só tem isso durante o jogo inteiro, que tem cerca de 2-4 horas de duração. Não tenho muito o que dizer deste título, o qual oficialmente encerrou a saga "Penumbra" (apesar de ter o "Necrologue" feito por fãs), mas de certo modo é o pior da trilogia, pois não há nenhum monstro e nem mesmo ambientação assustadora. Por conta disso, ele não pode ser comprado individualmente, mas foi lançado como um 'bônus' para quem compra o pacote "Penumbra".

Os cenários são diferenciados, mas nenhum deles é tenebroso. Você já começa em uma tumba que lembra um designer "egípcio", e lá precisa resolver enigmas interessantes de mover blocos até seus respectivos lugares e configurar os "símbolos" de um pilar. No decorrer da trama mais enigmas divertidos são lançados, incluindo um de andar escondido sem passar pela luz verde que ''inspeciona'' uma sala, necessitando fazer isso várias vezes em um tempo de 10 segundos antes da porta fechar; se não fosse o suficiente, terá que arrastar uma pedra até a porta também, e tudo isso sem ser notado.

Em contrapartida, a maioria dos enigmas são cansativos e sem nenhum monstro para te deixar tenso, o jogo acaba ficando monótono e sem graça. Você vai ter que ficar um tempão explorando um esgoto e uma sala de máquinas até encontrar objetos e entender o que fazer... Os melhores enigmas são expostos no começo do jogo, não que todos os outros sejam ruins, mas grande parte deles acabam sendo ''massante''.

O mais engraçado é que este jogo pode ser considerado de "plataforma", acredite se quiser. Em muitos momentos você vai ter que ficar pulando de um lugar para o outro rapidamente, tal como pular sobre pinos que abaixam e levantam com o tempo ou pular sobre engradados levados por ganchos de um ponto ao outro. Tem até uma parte que lembra o clássico do "Mario - Donkey Kong", pois você precisa ficar escalando um circuito fechado de agilidade com barris explosivos caindo na sua direção, tendo que desviar ao mesmo tempo que continuar pulando pelos obstáculos.

Com isso, diferentemente do "Overture", recomendo o "Requiem" apenas para pessoas que gostaram de todos os jogos da saga e que realmente curtem os enigmas estilo "Amnesia". Se você é daqueles que ama enigmas, mas odeia terror, então este jogo foi feito para você, não fique apreensivo pela marcação de "terror psicológico", pois nada vai te assustar... Sem monstros, sem sons horripilantes, sem cenários obscuros... Apenas quebra-cabeças e mais quebra-cabeças. Com relação a história, ela fica bem confusa no desenvolvimento, mas possui dois desfechos diferentes, um ruim e outro um pouco melhor.


Penumbra: Necrologue



"Necrologue" acontece após os eventos de "Penumbra: Requiem", contando a história de Join Philip que busca por respostas e deve sobreviver aos terrores escondidos nas profundezas de uma terra gélida.


Será que vou gostar do Jogo?


-> Você talvez gostará do jogo caso se encaixe em uma das três hipóteses. A primeira: jogou e gostou de "Amnesia The Dark Descent", o qual é obrigatório ter (comprar) para rodar o "Necrologue", que é um Mod do Amnesia feito por fãs.

-> A segunda: jogou e gostou de um dos títulos da saga Penumbra.

-> A terceira: tem atração por jogos de terror que se resumem em enigmas e objetos escondidos em locais escuros, com alguns monstros apelativos te atrapalhando de vez em quando.

Se você não se encaixa em nenhuma das três hipóteses, existem chances altíssimas de não gostar do jogo e nem alcançar a metade dele, pois realmente ele segue muito a mecânica de Amnesia e de outros Penumbras, exigindo muita paciência e persistência de modo a desvendar uma infinidade de enigmas enquanto explora salas intermináveis.


Como é possível Descrevê-lo?


Bom, como já foi dito este é um jogo de terror psicológico com um pouco de perseguição. Assim como "Amnesia", ele te incentiva a se esconder e evitar ser visto pelos monstros, usando a fuga somente em última instância (por ser demasiadamente complexa). O verdadeiro terror se encontra nos cenários e nos efeitos de áudio, com sons horripilantes e exploração em áreas arruinadas e ensanguentadas. Mas a essência do jogo se encontra em seus enigmas, são inúmeros e você praticamente não terá dicas; vai se perder o tempo inteiro por lugares parecidos e repletos de portas; ficará sem saber o que fazer até achar determinado objeto ou determinada saída.


Quais os Pontos Positivos?


-> Sem dúvidas, assim como "Amnesia", o ponto mais forte do jogo é a ambientação e atmosfera de terror. O gráfico é bom, mas as músicas e efeitos de som são excelentes!

-> Apesar de muitos lugares serem parecidos, o jogo possui uma variação de cenário bem mais profunda que o próprio "Amnesia", se passando não apenas por uma construção antiga e abandonada, mas também por cavernas, catacumbas e até mesmo pela superfície.

-> São cerca de quatro ou cinco monstros diferentes, que aparecem realmente pouco. A aparição do primeiro é a melhor, te deixa em pânico e diferentemente dos demais, te dá a chance de escapar fugindo!

-> Não tem ''flashbacks'' irritantes, como acontece em "Amnesia". A tela não vai ficar escura e nem confusa, pois a história é apresentada por anotações e por vozes direcionadas para você, e não ''escavando'' acontecimentos anteriores. Algumas partes são contadas por mensagens em computadores.

-> Não tem o terrível sistema de "sanidade", como acontece em "Amnesia". Algumas partes do jogo vão ser totalmente escuras, e você não morrerá e nem se assustará por conta disso. É um grande alívio saber que removeram este sistema inútil e perturbador, mas não significa que você vai poder ficar sem lanterna ou iluminação alguma.

-> Nem todos os enigmas são chatos e maçantes, alguns são inovadores. Por exemplo, em determinado momento você vai se ver preso em uma pequena sala, e verá uma abertura próxima do teto e alguns engradados espalhados pelo chão. Naturalmente, você vai tentar criar uma coluna vertical empilhando os caixotes, mas descobrirá que aquilo não era uma passagem, e que a verdadeira resolução estava sobre sua cabeça durante todo o tempo (quatro botões camuflados no teto, os quais você precisa ativar jogando os engradados neles rapidamente).


Quais os Pontos Negativos?


-> A dificuldade de escapar dos monstros continua perturbadora. Tirando a primeira criatura, que não é tão rápida, as demais te alcançam com facilidade e te matam enquanto você tenta correr.

-> Algumas criaturas são bizarras, chega até ser ridículo tentar fugir de uma aranha que fica pulando 1 metro de altura pra tentar dar uma ferroada na sua cabeça ou de um cachorro de olhos vermelhos que corre tão rápido que só aparece durante alguns segundos só pra poder dizer que te matou uma vez.

-> Chega a ser tediante ficar horas caminhando por lugares escuros e entrando em várias salas sem saber o que fazer. O começo do jogo já é desanimador, você precisa explorar uma área com 20 portas diferentes que te levam para salas pequenas ou para o mesmo lugar, criando um tipo de labirinto sem perigo algum.

-> Muitos enigmas são chatos, te obrigando a procurar em lugares escuros e salas repetitivas por objetos escondidos, sendo uma grande perda de tempo buscar por soluções sem ter dicas suficientes, criando uma necessidade ainda maior de explorar cada canto.

-> Apesar dos monstros não ficarem "aparecendo" e "desaparecendo" do nada na intensidade de "Amnesia", eles ainda apresentam alguns Bugs lastimáveis. Para citar um deles, a "aranha humana", segunda criatura do jogo, não consegue escalar caixas e teoricamente você ficaria seguro sobre as mesmas, no entanto, dependendo da posição que ela estiver vai conseguir te acertar do chão, sem nem mesmo encostar em você.




Sabendo de tudo isso, você já poderá imaginar se vale a pena ou não baixar o "Necrologue". Como ele necessita do "Amnesia" instalado, então minha dica é não se empolgar muito e já baixá-lo de vez logo após adquirir o "Amnesia", pois como eu disse lá em cima, se você jogar o "Amnesia" e não gostar, há chances ainda maiores de você desistir da saga Penumbra. Acredito que o jogo fica muito melhor acompanhando a trama desde o início, portanto, se realmente quiser jogar experimente comprar um pacote dos títulos "Penumbra", que diferentemente de "Necrologue" são todos pagos. Detalhes finais: o jogo aceita controle de X-box, não possui conquistas nem cartas e tem cerca de 2-4 horas de duração. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Um comentário:

  1. Cara, adorei o seu blog! Eu pessoalmente joguei a saga completa do Penumbra, mas ainda não joguei o mod da continuação, fiquei sabendo dele hoje haha. A Frictional Games é a minha empresa de games favorita, eu mesmo já rodei todos os jogos desenvolvidos pela empresa acompanhando a história e tensão oferecidos pela saga Penumbra. Em minha opinião, o jogo mais assustador é o Amnesia - A Machine For Pigs, e o que oferece maior tensão é o Penumbra Overture XD. Eu amo os jogos da Frictional Games por possuírem esse padrão que você mensionou, realmente você fica feliz e triste ao mesmo tempo ao rodar um de seus jogos. Atualmente eu espero a empresa lançar os seus dois jogos que estão planejando desenvolver, mas até lá vou jogar esse mod que você citou :). Além disso, só para avisar, o Penumbra não é uma "expansão maçante do Amnesia", pois a saga completa do Penumbra foi lançada antes mesmo da empresa começar a desenvolver o Amnesia pela primeira vez (eu acredito que o Penumbra Requiem foi de onde o Amnesia se inspirou, porque o Requiem já apresenta meio que um contexto de amnesia e esquecimento). Obrigado pelos seus argumentos, com certeza abriram a minha cabeça haha, Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir