Análise Intermediária - Dracula 1 e 2


"Dracula: The Ressurrection" é bem interessante, estilo point-click. Tem cerca de 3 horas de duração, apesar de que sabendo o que fazer é possível terminá-lo em meia hora. Recomendo comprar durante uma promoção, pois a história é legalzinha e dá pra se divertir por um tempo jogando. Durante o game tem algumas cenas 'cinematográficas' ou animadas, conforme você progride e resolve os enigmas e obstáculos.

Basicamente o Drácula retornou e capturou a mulher do personagem principal, o qual você controla, que por sua vez começa a trilhar seu caminho até o castelo do vampiro, passando por vários desafios e investigando rotas secundárias. São vários cenários em 3D que se assemelham ao Google Mapas, no sentido de que existem várias setinhas para você clicar e então a câmera avançar até o lugar.

Você precisa examinar o cenário, procurar por objetos úteis e vasculhar os cantos. Conforme encontra pistas do que fazer, você pode guardar itens no inventário, e então usá-los posteriormente no local correto. Por exemplo, se você encontrar uma chave, basta procurar pela porta trancada e usar a chave com a mesma; do mesmo modo, para acender uma vela, basta usar o isqueiro nela. São vários cenários e enigmas diferentes no decorrer do jogo, mas os princípios serão sempre os mesmos.


"Dracula 2: The Last Sanctuary" é a continuação da melhor saga estilo Point-click na minha opinião. Apesar das análises negativas por não ser a versão remasterizada, eu ainda recomendo fortemente este título, bem como o primeiro e tenho certeza de que vou recomendar o terceiro quando jogar. Por ser a versão pioneira, não contém a interface tão bonita quanto o remodelado, possui alguns enigmas e escritos a menos e os replays ocorrem em uma tela menor. Mas honestamente, nada disso estraga a jogabilidade e nada disso retira deste jogo sua magia encantadora e sua trama envolvente que prende à tela do início ao fim. Eu acho que este jogo se tornou assim tão especial para mim principalmente por eu ser fã do Drácula, de histórias vampíricas sombrias e de cenários obscuros. Dentre todas as obras relacionadas ao ''rei dos vampiros'', para mim esta saga foi a que mais trouxe um Drácula maligno e que marca presença, sem todo aquele lado romântico e apaixonado que deixa algo sombrio, meloso.


Pontos Positivos:


-> Sem dúvidas a história é um dos pontos mais fortes da saga. É necessário jogar o primeiro "The Resurrection" para entender toda a trama e aproveitar da melhor maneira possível. Apesar de ainda ser um pouco clichê, a trama construída conseguiu trazer algo mais profundo do que o filme, criando claramente a perspectiva tradicional de herói persistente e vilão aparentemente ''imortal''. O jogo apresenta personagens marcantes, cenas épicas e um acréscimo de conteúdo além do conhecido por outras obras.

-> O Drácula representa com sucesso o lado tirano e de superioridade dos vampiros, com menos metrossexualismo e mais personificação do mal. Tanto na aparência como no modo de agir, os vampiros desta saga merecem aplausos e não envergonham fãs do gênero.

-> Como point-click este jogo é demais! Ele não é igual a maioria que se resume em enigmas aparentemente bobos e várias interfaces para procurar objetos aleatórios no meio de vários outros objetos aleatórios. Tudo que você faz neste jogo tem sentido, tem um propósito. Isso que mais me admirou, o modo inteligente e magnífico que construíram o point-click, permitindo também girar a tela para todos os lados, combinar objetos e sair de situações problemas específicas de um modo racional.

-> Além de resoluções de enigmas e da exploração trivial, o game ainda conta com momentos especiais e dinâmicos os quais você precisa agir rapidamente sob tempo cronometrado! Foi muito legal poder passar por tais desafios, tentando achar um jeito de derrotar diferentes vampiros usando apenas os itens que tinha no inventário. Quais? Bom, depende, nunca serão os mesmos, mas ao parar pra pensar você vai conseguir escapar com vida!

-> Sistema de salvamento esplêndido. O progresso é salvo automaticamente de forma constante, assim, qualquer eventualidade que te tirar do jogo não vai exigir que você reinicie tudo do zero, mas quase certeza que exatamente do ponto em que parou. Em caso de morte em algum desafio dinâmico você também não vai precisar puxar os cabelos, afinal o progresso recomeçará exatamente do momento em que o contador do cronômetro foi ativo.

-> Um tempo de duração relativamente longo, por volta de 4-5 horas. O mais legal é que esse tempo voa, pois o jogo é realmente fluido e sempre inovador. Você não vai enjoar da mecânica e nem dos cenários, como os enigmas são sempre únicos e os locais mudam com frequência.

-> Cenas de ação e replays frequentes! Apesar do jogo ser em primeira pessoa, os replays são cinematográficos e deixam o jogo ainda melhor e menos cansativo. Toda hora algum filminho vai ser liberado na tela e a trama vai se desenvolvendo de modo ainda melhor atrelando o point-click com os cortes de cena. É algo difícil de se ver em outros títulos por aí.


Pontos Negativos:


-> Pode não ser tão atrativo assim para pessoas que não tenham interesse no Drácula e em vampiros. Mesmo sendo boa, a história não é complexa o suficiente para atrair todo tipo de público, sendo algo mais específico para um público-alvo. Ainda assim, o point-click pode valer a pena se você der uma chance.

-> O gráfico não é dos melhores. Como já foi dito os replays acontecem em uma tela menor, mas o jogo em si tem um gráfico meio rústico e com textura fraca. As interfaces também não são das melhores, e é por isso que muita gente reclama nas análises da Steam, por não ser a versão final em que deixaram o gráfico HD e melhoraram na aparência e acessibilidade de todas as interfaces do jogo.

-> Outro ponto que se tornou alvo de reclamações foi a ausência de alguns enigmas e conteúdos existentes na versão final. Eu acompanhei o jogo com vídeos do YouTube e a aventura segue exatamente na mesma linha, sem nada a mais e nada a menos no sentido de importância. O que muda é que alguns enigmas chatinhos de símbolos e livros não estão presentes na versão da Steam, e honestamente isso pra mim foi uma vantagem, apesar de ainda deixar aqui como ''ponto negativo''.

-> A dificuldade também foi questionada, mais uma vez coloco como ponto negativo, mas ao meu ver foi outra vantagem. Na versão final as telas não vêm com setinhas e ícones indicando possíveis caminhos e interações. Você precisa ir passando o mouse cautelosamente pela tela até o ponteiro dar algum alerta. Por isso, o jogo acaba sendo mais difícil e consequentemente longo na versão final, mas achei muito melhor ter os ícones para facilitar a vida (como não tem um botão de ''ajuda'' como na maioria).

-> Não tem um sistema de conquistas e nem fornece cartas colecionáveis. Eu bem que gostaria de mostrar que zerei o jogo através das conquistas, bem como gostaria de ter uma insígnia vampírica. Mas, infelizmente, nenhum dos cinco títulos da saga possui qualquer um destes sistemas.

-> Disponível somente em inglês e sem legendas. Não é tão difícil de entender, com um conhecimento intermediário você já será capaz de entender as conversas e tudo mais, porém sem conhecimento algum você pode acabar perdendo muita coisa como não tem nenhuma legenda ou tradução.



Com isso sem dúvidas recomendo não somente Dracula 2, mas toda a saga! Não se espantem pela classificação na Steam se encontrar negativada, afinal são apenas 82 análises (bem pouco se comparada com a quantia dos jogos em geral) e grande parte dessas vem reclamando dos pontos ''negativos'' citados anteriormente. Para deixar claro, não tive problemas com bugs e nem com impossibilidade de prosseguir, o que acontece é que muita gente não sabe que em certos momentos a interface parece estar congelada, sem o ''x'' pra sair, mas isso ocorre por você ter que fazer alguma coisa na interface usando algum objeto do inventário. Se não saber como passar apenas acompanhe guia no YouTube e você não enfrentará problemas. Também pode acontecer de algum lugar que era pra ter interação simplesmente não dispor do ícone, isso acontece quando você deixa algo para trás, ao esquecer algum objeto no caminho ou não combinar itens. Não tem nada de bug nisso, é tudo falta de informação! A saga do Dracula é ótima, para mim uma revolução no estilo point-click! Dê uma chance e surpreenda-se com a qualidade do jogo, mesmo em sua primeira versão. Clique aqui para ver a Página da Loja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário