"Ghost Master" é um jogo bem diferente de todos os
outros disponíveis sobre fantasmas, nele você precisa usar táticas e
estratégias para assombrar as pessoas com seu pequeno exército de espíritos!
Cada fantasma tem seu poder e sua utilidade, e algumas pessoas não são tão
fáceis assim de assustar. O jogo é composto por 14 níveis diferentes, sendo
extremamente longo, eu não cheguei a zerá-lo, pois apesar de ser exótico e
divertido, com o passar das horas ele acaba se tornando enjoativo e um tanto
quanto repetitivo. Mas isso não tira o brilho e a criatividade que marcam o
título.
Como Funciona?
Caso queira entender a mecânica do jogo, saiba que você ve o
mapa com uma visão de cima e pode em uma câmera fantasma navegar por todo o
ambiente, bem como usar as setinhas da interface para subir ou descer os
andares. Antes de cada nível você escolhe alguns fantasmas para fazerem parte
de seu ''arsenal''. Você só pode colocar um fantasma de cada tipo, mas pode
movê-lo para outros lugares quando desejar. Cada fantasma tem suas
especificações e habilidades, desse modo existe um tipo de espírito que só pode
ser posicionado do lado de fora da casa, um tipo que só pode ser posicionado
dentro de objetos elétricos, um que pode possuir pessoas, um que só pode ser
posicionado em objetos emocionais, etc.
Quais as opções de Fantasmas?
No decorrer do jogo você libera muitos espíritos diferentes,
por exemplo ao passar de toda a primeira fase (subdividida em três níveis) você
é recompensado com três novos membros. Nos níveis de assustar pessoas, você
libera fantasmas presos que podem se juntar ao seu exército. Mas as opções são
muitas mesmo, tanto que é interessante sempre escolher a opção de fantasmas
"recomendados" pelo jogo em cada nível. O mais legal é que você não
somente controla os fantasmas, mas assiste cada um deles executando seus
poderes e travessuras. Para citar alguns poderes, têm fantasmas que jogam
objetos para o alto em todas as direções, fantasmas que controlam as pessoas
por um tempo e as fazem dançar ou correr devagar, fantasmas que ligam objetos
elétricos e fazem sair faíscas dos mesmos, fantasmas que causam pesadelos nas
pessoas com seus piores medos e até fantasmas que conjuram várias aranhas pelo
cômodo.
Como é o Controle de Fantasmas?
O controle não significa que você vai ser o fantasma e voar
por aí, na verdade você apenas pode posicioná-los onde quiser, ativar os seus
poderes e dar ordens. Há uma barra que mostra o quanto de plasma disponível, o
que funciona como uma barra de ''mana'', possibilitando organizar quais
fantasmas você deseja que gastem pasma com poderes e quais não gastar. Conforme
você progride a barra vai aumentando, permitindo usar poderes mais fortes e de
mais fantasmas ao mesmo tempo. As ordens também ajudam muito, você pode por
exemplo mandar cada fantasma só gastar poder quando um mortal estiver por
perto, bem como ordenar que se mantenham focado em perseguir somente tal
pessoa. Você também pode entrar na visão do fantasma ou dos humanos, deixando a
tela em primeira pessoa (o que é muito legal).
Quais os Objetivos?
Nem todas as fases são apenas de assustar as pessoas,
algumas exigem que você as faça ir até determinado lugar para conjurar um novo
fantasma. Por exemplo na primeira fase há um nível em que você precisa fazer
com que os exploradores entrem no porão. Mas o problema é que a entrada para o
porão se encontra do lado de fora da casa e está coberta por folhas. Desse
modo, o que você pode tentar fazer é posicionar um fantasma dentro da casa
(para expulsá-los de lá quando entrarem) e um fantasma do ar do lado da entrada
para o porão, como ele tem um poder que assopra um vento muito forte,
descobrindo as folhas e tornando a entrada visível aos humanos. Outros
objetivos secundários são de libertar os fantasmas presos em cada nível, recebendo-os
no seu exército. Por exemplo se um fantasma estiver preso a um objeto elétrico,
você precisa utilizar um fantasma da eletricidade no lugar para que o aparelho
apresente mal funcionamento e liberte o fantasma.
E as Dificuldades?
Os seres humanos são bem complexos e reagem de diferentes
maneiras, e para permitir que essa realidade fosse aplicada no jogo, decidiram
incluir três diferentes barras para cada pessoa. Uma é de crença e convicção,
que é aumentada a cada susto que a pessoa leva, a segunda é de terror e a
terceira de insanidade. O poder de cada fantasma pode influenciar em uma das
três barras, tendo você que testar e entender onde cada um atua melhor. Alguns
fantasmas conseguem, inclusive, descobrir os medos conscientes e subconscientes
das pessoas, expondo-os para assustá-las ainda mais. Fazer a pessoa perder sua
convicção pode levá-la ao terror, que a faz fugir da casa, mas pode levar
também à insanidade, que deixa a pessoa maluca e não suscetível ao terror, o
que na verdade atrapalha, como a barra de terror diminui com o tempo e as
outras duas não. No entanto isso é apenas o básico, os desafios de verdade são
os sacerdotes, bruxas, médiuns e caça-fantasmas. Tais pessoas especiais podem
banir seus fantasmas, sendo você capaz de usá-los novamente apenas no final do
nível. Os caça-fantasmas conseguem descobrir e banir os espíritos de modo mais
rápido que os demais.
Há Recompensas?
Para tornar o jogo ainda mais intuitivo e complexo, há um
sistema de recompensa com plasmas de ouro, que podem ser investidos nos seus
fantasmas de modo a desbloquear novos poderes e utilidades. Funcionam
basicamente como moedas, e para aprimorar tropas é preciso visitar a mansão
mal-assombrada que é a sua base central. Tudo isso pode ser visto pelo menu
principal, sendo que em todas as fases a mansão estará lá para ser acessada
quando desejar. A sua pontuação de cada nível é que influencia na quantidade de
dinheiro ganho. Por exemplo existe um tempo mínimo para um bônus maior de
recompensa, bem como evitar que seus fantasmas sejam banidos desencadeia mais
pontos.
Recomendo "Ghost Master" por ser totalmente inovador criando uma nova ''espécie'' de RTS (estratégia em tempo real). É um jogo complexo e de muito conteúdo, mas infelizmente não tem tudo que é necessário para não se tornar enjoativo. Vale a pena comprar pelo baixo preço, afinal mesmo cansando dele você provavelmente vai ao menos jogar por umas 2 horas e se divertir após entender como funciona a mecânica e como explorar as interfaces. O jogo é em inglês, o que pode se tornar um problema para quem desconhece a linguagem. Ele é bem diversificado nos cenários e nas músicas, muito bem feito em ambos os sentidos, com músicas marcantes e amigáveis e muitos lugares diferentes a serem assombrados. Até mesmo testar cada fantasma e ver cada um de seus poderes já é um passatempo legal, assim como explorar toda a interação entre o espírito e a vítima e ajustar a visão da câmera na perspectiva de ambos. Enfim, é um game incrível e mesmo sendo antigo (lançado entre 2003-2011) consegue entreter diferentes públicos e faixas etárias bem como trazer aquela nostalgia aos fãs dos Ghostbusters. Clique aqui para ver a Página da Loja.
Recomendo "Ghost Master" por ser totalmente inovador criando uma nova ''espécie'' de RTS (estratégia em tempo real). É um jogo complexo e de muito conteúdo, mas infelizmente não tem tudo que é necessário para não se tornar enjoativo. Vale a pena comprar pelo baixo preço, afinal mesmo cansando dele você provavelmente vai ao menos jogar por umas 2 horas e se divertir após entender como funciona a mecânica e como explorar as interfaces. O jogo é em inglês, o que pode se tornar um problema para quem desconhece a linguagem. Ele é bem diversificado nos cenários e nas músicas, muito bem feito em ambos os sentidos, com músicas marcantes e amigáveis e muitos lugares diferentes a serem assombrados. Até mesmo testar cada fantasma e ver cada um de seus poderes já é um passatempo legal, assim como explorar toda a interação entre o espírito e a vítima e ajustar a visão da câmera na perspectiva de ambos. Enfim, é um game incrível e mesmo sendo antigo (lançado entre 2003-2011) consegue entreter diferentes públicos e faixas etárias bem como trazer aquela nostalgia aos fãs dos Ghostbusters. Clique aqui para ver a Página da Loja.
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