Análise Intermediária - Nosferatu: The Wrath of Malachi


"Nosferatu: The Wrath of Malachi" é um jogo antigo em primeira pessoa, de exploração e de tiro. Ele possui uma mecânica de randomização, muitas partes deste jogo são totalmente aleatórias, por conta disso, cada ''nova partida'' iniciada gera um castelo parcialmente diferente. Para entender melhor, nem sempre serão gerados os mesmos monstros nas mesmas salas do castelo, bem como os personagens nem sempre estarão nos mesmos lugares (apesar de que alguns são fixos). Por conta disso o game acaba ficando difícil, e ainda assim é possível completá-lo em cerca de três horas (ou até menos). Consideremos alguns aspectos do jogo de forma mais aprofundada.


Armas e Controles


De início você tem apenas uma espada de prata, útil contra a maioria dos monstros, porém no decorrer da trama você acaba adquirindo muitas outras armas. O crucifixo causa atordoamento em muitas criaturas, porém é extremamente útil (causando danos) contra fantasmas e vampiros. O revolver e a pistola, bem como o mosquete, podem causar a morte de grande parte dos monstros com um único tiro (tais como zumbis, carniçais, cães), mas possuem munição limitada. O cálice antigo é a arma mais poderosa do jogo, podendo matar qualquer criatura que não seja boss em um único acerto. As estacas de madeira são úteis contra vampiros, podendo-vos neutralizar até mesmo enquanto dormem no caixão. A arma automática é melhor que as outras de pólvora, entretanto possui uma munição difícil de encontrar, sendo recomendado fazer disparos únicos.

Os controles são simples, é possível se mover através das teclas ''w,s,d,a'' e girar a câmera, bem como usar as armas através do mouse. Existe uma interface que mostra todas as chaves coletadas e os personagens que faltam para resgatar. De início pode parecer meio difícil vencer os monstros sem sofrer danos, mas com o tempo (e com o treino) você acaba melhorando seus reflexos e entendendo como usar cada arma, em especial a espada e os punhos desarmados. Por exemplo uma estratégia muito boa é derrotar os monstros com as mãos vazias, pois os golpes são tão rápidos, que se você pressionar o botão de ataque sem parar, os inimigos vão morrer sem poder atacar de volta (ficarão atordoados). Em contrapartida, a espada permite ataques mesmo que você fique um tanto quanto distante dos oponentes, evitando que os ataques deles te atinjam. Para recuperação de vida e munição, apenas a exploração pelo castelo (você poderá obter kits médicos em arcas, bem como munição e estacas).


Inimigos e Bosses


Existem vários monstros diferentes que podem aparecer aleatoriamente enquanto você caminha pelo castelo. Os cães infernais são rápidos, mas fracos; os humanoides podem carregar foices, pistolas e mosquetes, e quando morrem largam no chão suas armas e munição (exceto a foice); os demodiij são criaturas de pele escura que mais aparecem durante o jogo, podendo quebrar janelas ou até mesmo sair do chão; os carniçais seguem a mesma mecânica dos demodiij, apesar de não serem tão rápidos, surgem de locais inesperados; os zumbis são fracos e rápidos, já os zumbis mumificados são lentos e resistem a mais golpes, podendo cair no chão e se levantar novamente para continuar o ataque; os vampiros sombrios, ou fantasmas, só morrem pela cruz ou pelo cálice antigo, enquanto os vampiros inferiores geralmente se levantam de seus respectivos caixões, dando oportunidade de matá-los com estacas enquanto dormem; os zumbis ferozes são rápidos e podem dar pulos acrobáticos de modo a escapar de tiros facilmente; os demônios são poderosos e os monstros mais resistentes do jogo (que não sejam bosses).

Para toda essa lista de ''inimigos comuns'', existe uma outra menor com Bosses especiais. Praticamente todos eles são fracos, mas somente se você usar a arma correta contra cada um deles. O Desmodaui é o primeiro boss vampírico da jornada, e ele pode ser morto em questão de segundos usando um cálice antigo ou três estacas de madeira. Assim como os outros vampiros, uma vez derrotado ele voltará para seu caixão; você precisa localizar o caixão e matar o Boss de vez antes que ele se levante novamente. Succubus Moraie é a segunda boss vampírica do jogo, e assim como Desmodaui pode ser morta rapidamente com três estacas ou cálice antigo. O terceiro boss é um vampiro gigante que se parece com um troll, ele pode morrer facilmente com dois golpes do cálice ou sete estacas de madeira. A Succubus Draija, quarto boss, possui as mesmas fraquezas que o anterior. O conde, ou Nosferatu, não sofre dano de maneira alguma, sendo que a estratégia se resume em puxar as alavancas da sala e atrai-lo até o feixe de luz no centro. O final boss, Lorde Malachi, morre de modo patético perante o cálice antigo.


Pontos Positivos e Negativos


Lendo todos os parágrafos anteriores, você já deve ter notado que o jogo é difícil pela quantidade exagerada de inimigos que aparecem a todo instante, misturado com a necessidade de explorar todo o castelo em busca de chaves e dos padres a serem resgatados. A mecânica de cura também aumenta na dificuldade, como os kits médicos são gastos no momento em que você tenta pegá-los, ou seja, é impossível estocá-los. Você precisa de bastante paciência a fim de concluir o jogo, além de muita coragem para enfrentar tantos monstros sem tempo para descansar. Outro ponto negativo é a facilidade de derrotar os bosses, até mesmo o último deles apresenta um desafio tão baixo como se estivesse enfrentando qualquer outro monstro normal. O jogo não passa muito disso, um labirinto de portas com vários monstros tentando te matar e com lutas ridículas contra chefões.

Mas nem tudo é ruim, existe um sistema simples para salvar o jogo a qualquer momento, o que facilita bastante na aventura. A jogabilidade não é tão complexa, rapidamente você saberá como enfrentar os monstros, tendo noção também de como usar cada arma. A mecânica de tornar quase tudo aleatório foi um trunfo na época, como era um diferencial em 2003. A trilha sonora é maravilhosa, sinceramente me surpreendi com a qualidade das músicas atmosféricas que o jogo tem, deixando tudo mais assustador e em um clima de tensão. O modo como inimigos surgem é interessante, você vai levar sustos devido a rapidez que alguns monstros aparecem do nada. O gráfico sem dúvidas foi inovador para a época, assim como o tamanho absurdo do mapa a ser explorado. O mais engraçado é que o nome do jogo é Nosferatu e ele só aparece bem no final do jogo por apenas alguns minutos.


"Nosferatu" é um bom jogo, e para quem gosta de jogos antigos e nem tão famosos, talvez seja uma boa ideia dar uma chance. Minha recomendação é esperar por uma promoção, afinal o jogo é muito limitado e não tem tanto conteúdo. Além de ser relativamente rápido, ele se baseia na exploração interna do castelo, que tem uma aparência peculiar, mas repetitiva. Os monstros possuem diferentes aparências, mas são quase todos iguais na mecânica, e cansam por surgirem a todo momento. A história praticamente inexiste, e os personagens são apresentados por escritos clichês; a jogabilidade é simples, e derrotar os bosses mais simples ainda. Vale a pena ler um guia (em inglês) para se perder menos no jogo, e ter uma noção maior do que fazer e como fazer. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário