"Nosferatu: The Wrath of Malachi" é um jogo antigo
em primeira pessoa, de exploração e de tiro. Ele possui uma mecânica de
randomização, muitas partes deste jogo são totalmente aleatórias, por conta
disso, cada ''nova partida'' iniciada gera um castelo parcialmente diferente.
Para entender melhor, nem sempre serão gerados os mesmos monstros nas mesmas
salas do castelo, bem como os personagens nem sempre estarão nos mesmos lugares
(apesar de que alguns são fixos). Por conta disso o game acaba ficando difícil,
e ainda assim é possível completá-lo em cerca de três horas (ou até menos).
Consideremos alguns aspectos do jogo de forma mais aprofundada.
Armas e Controles
De início você tem apenas uma espada de prata, útil contra a
maioria dos monstros, porém no decorrer da trama você acaba adquirindo muitas
outras armas. O crucifixo causa atordoamento em muitas criaturas, porém é
extremamente útil (causando danos) contra fantasmas e vampiros. O revolver e a
pistola, bem como o mosquete, podem causar a morte de grande parte dos monstros
com um único tiro (tais como zumbis, carniçais, cães), mas possuem munição
limitada. O cálice antigo é a arma mais poderosa do jogo, podendo matar
qualquer criatura que não seja boss em um único acerto. As estacas de madeira
são úteis contra vampiros, podendo-vos neutralizar até mesmo enquanto dormem no
caixão. A arma automática é melhor que as outras de pólvora, entretanto possui
uma munição difícil de encontrar, sendo recomendado fazer disparos únicos.
Os controles são simples, é possível se mover através das
teclas ''w,s,d,a'' e girar a câmera, bem como usar as armas através do mouse.
Existe uma interface que mostra todas as chaves coletadas e os personagens que
faltam para resgatar. De início pode parecer meio difícil vencer os monstros
sem sofrer danos, mas com o tempo (e com o treino) você acaba melhorando seus
reflexos e entendendo como usar cada arma, em especial a espada e os punhos
desarmados. Por exemplo uma estratégia muito boa é derrotar os monstros com as
mãos vazias, pois os golpes são tão rápidos, que se você pressionar o botão de
ataque sem parar, os inimigos vão morrer sem poder atacar de volta (ficarão
atordoados). Em contrapartida, a espada permite ataques mesmo que você fique um
tanto quanto distante dos oponentes, evitando que os ataques deles te atinjam.
Para recuperação de vida e munição, apenas a exploração pelo castelo (você
poderá obter kits médicos em arcas, bem como munição e estacas).
Inimigos e Bosses
Existem vários monstros diferentes que podem aparecer
aleatoriamente enquanto você caminha pelo castelo. Os cães infernais são
rápidos, mas fracos; os humanoides podem carregar foices, pistolas e mosquetes,
e quando morrem largam no chão suas armas e munição (exceto a foice); os
demodiij são criaturas de pele escura que mais aparecem durante o jogo, podendo
quebrar janelas ou até mesmo sair do chão; os carniçais seguem a mesma mecânica
dos demodiij, apesar de não serem tão rápidos, surgem de locais inesperados; os
zumbis são fracos e rápidos, já os zumbis mumificados são lentos e resistem a
mais golpes, podendo cair no chão e se levantar novamente para continuar o
ataque; os vampiros sombrios, ou fantasmas, só morrem pela cruz ou pelo cálice
antigo, enquanto os vampiros inferiores geralmente se levantam de seus
respectivos caixões, dando oportunidade de matá-los com estacas enquanto
dormem; os zumbis ferozes são rápidos e podem dar pulos acrobáticos de modo a
escapar de tiros facilmente; os demônios são poderosos e os monstros mais
resistentes do jogo (que não sejam bosses).
Para toda essa lista de ''inimigos comuns'', existe uma
outra menor com Bosses especiais. Praticamente todos eles são fracos, mas
somente se você usar a arma correta contra cada um deles. O Desmodaui é o
primeiro boss vampírico da jornada, e ele pode ser morto em questão de segundos
usando um cálice antigo ou três estacas de madeira. Assim como os outros
vampiros, uma vez derrotado ele voltará para seu caixão; você precisa localizar
o caixão e matar o Boss de vez antes que ele se levante novamente. Succubus
Moraie é a segunda boss vampírica do jogo, e assim como Desmodaui pode ser
morta rapidamente com três estacas ou cálice antigo. O terceiro boss é um
vampiro gigante que se parece com um troll, ele pode morrer facilmente com dois
golpes do cálice ou sete estacas de madeira. A Succubus Draija, quarto boss,
possui as mesmas fraquezas que o anterior. O conde, ou Nosferatu, não sofre
dano de maneira alguma, sendo que a estratégia se resume em puxar as alavancas
da sala e atrai-lo até o feixe de luz no centro. O final boss, Lorde Malachi,
morre de modo patético perante o cálice antigo.
Pontos Positivos e Negativos
Lendo todos os parágrafos anteriores, você já deve ter
notado que o jogo é difícil pela quantidade exagerada de inimigos que aparecem
a todo instante, misturado com a necessidade de explorar todo o castelo em
busca de chaves e dos padres a serem resgatados. A mecânica de cura também
aumenta na dificuldade, como os kits médicos são gastos no momento em que você
tenta pegá-los, ou seja, é impossível estocá-los. Você precisa de bastante
paciência a fim de concluir o jogo, além de muita coragem para enfrentar tantos
monstros sem tempo para descansar. Outro ponto negativo é a facilidade de
derrotar os bosses, até mesmo o último deles apresenta um desafio tão baixo
como se estivesse enfrentando qualquer outro monstro normal. O jogo não passa
muito disso, um labirinto de portas com vários monstros tentando te matar e com
lutas ridículas contra chefões.
Mas nem tudo é ruim, existe um sistema simples para salvar o
jogo a qualquer momento, o que facilita bastante na aventura. A jogabilidade
não é tão complexa, rapidamente você saberá como enfrentar os monstros, tendo
noção também de como usar cada arma. A mecânica de tornar quase tudo aleatório
foi um trunfo na época, como era um diferencial em 2003. A trilha sonora é
maravilhosa, sinceramente me surpreendi com a qualidade das músicas
atmosféricas que o jogo tem, deixando tudo mais assustador e em um clima de tensão.
O modo como inimigos surgem é interessante, você vai levar sustos devido a
rapidez que alguns monstros aparecem do nada. O gráfico sem dúvidas foi
inovador para a época, assim como o tamanho absurdo do mapa a ser explorado. O
mais engraçado é que o nome do jogo é Nosferatu e ele só aparece bem no final
do jogo por apenas alguns minutos.
"Nosferatu"
é um bom jogo, e para quem gosta de jogos antigos e nem tão famosos, talvez
seja uma boa ideia dar uma chance. Minha recomendação é esperar por uma
promoção, afinal o jogo é muito limitado e não tem tanto conteúdo. Além de ser
relativamente rápido, ele se baseia na exploração interna do castelo, que tem
uma aparência peculiar, mas repetitiva. Os monstros possuem diferentes aparências,
mas são quase todos iguais na mecânica, e cansam por surgirem a todo momento. A
história praticamente inexiste, e os personagens são apresentados por escritos
clichês; a jogabilidade é simples, e derrotar os bosses mais simples ainda.
Vale a pena ler um guia (em inglês) para se perder menos no jogo, e ter uma
noção maior do que fazer e como fazer. Clique aqui para ver a Página da Loja.
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