Análise Rápida - Castle




"Castle" é um jogo bem colorido e dinâmico que parece feito em Flash. Nele seu objetivo principal é construir três tipos de castelos diferentes - um no estilo medieval, um no estilo árabe e um para o rei pinguim - tendo ao mesmo tempo que impedir que as adversidades atinjam eles. Sem dúvidas é um jogo divertido e bonito, mas acaba sendo muito rápido e dinâmico, cansando os olhos em alguns minutos e podendo fazer muitos desistirem pela dificuldade atrelada ao pouco tempo para finalizar cada castelo.


Pontos Positivos: 


-> Tem uma jogabilidade tranquila e casual, basta puxar as peças do castelo até as garras que mostram um tipo de feixe direcionando o local no qual cada peça será posicionada. Para entender melhor, basta pensar que existe todo um sombreado mostrando a aparência do castelo, e em cima algumas peças vão sendo movidas por uma interface com garras logo abaixo, cada garra posiciona a peça em determinada parte do sombreado, assim, para montar a porta do castelo (que se encontra no centro do sombreado) você precisa mover a peça da porta até a garra central, que moverá a peça para o lugar desejado.

-> Possui sete adversidades diferentes, que ocorrem aleatoriamente com intuito de tirar sua atenção e te atrapalhar na construção e finalização do castelo. Entre elas: uma nuvem que enferruja a garra, uma galinha que rouba peças do castelo, um cavaleiro que sobe no castelo e impede que você continue montando-o, uma flecha em chamas que queima parte do seu castelo.

-> Para cada problema há uma solução, tendo você que administrar corretamente o seu dinheiro para que não faltem recursos para evitar adversidades. Por exemplo a bigorna deve ser usada para nocautear os cavaleiros intrusos, o meteorito usado para destruir as galinhas ladras e bexigas de água apagam incêndios.

-> Mesmo perdendo você sempre consegue bastante dinheiro, moedas são dadas durante fases (é preciso clicar nelas quando são soltas) e um capital mínimo é disponibilizado no começo de cada partida. Além do mais, se você ficar sem recursos durante as fases, eles são recarregados como se fossem habilidades com um tempo de espera. Desse modo, o dinheiro pode ser usado para aumentar o tempo por fase, bem como aumentar a tolerância de erros.

-> O gráfico é chamativo e muito bonito, enquanto a trilha sonora é esplêndida e animada.


Pontos Negativos: 


-> O jogo exige muita atenção e reflexos rápidos, trazendo um cansaço aos olhos e à mente do jogador.

-> As adversidades em determinados momentos acabam sendo exageradas, pois começam a vir muitas e uma seguida da outra, fazendo com que não reste tempo suficiente para terminar o castelo.

-> O tempo e a tolerância de erros são grandes problemas. Apesar de aumentarem - e muito - no desafio do jogo, poderia haver um modo ''iniciante'' que removesse uma ou outra mecânica. O tempo aumenta muito a pressão e o estresse de cada fase, fazendo com que você acabe jogando peças erradas nos lugares errados e perdendo o progresso por errar muitas vezes.

-> O conteúdo do jogo se resume nisso, sendo bastante repetitivo no decorrer das fases. As únicas coisas que mudam são: a quantidade de adversidades e o tamanho do castelo que deve ser construído.



Recomendo "Castle" por seu estilo inovador e que, apesar de se tornar repetitivo após algumas partidas, consegue prender a atenção por pelo menos meia hora. O que me chamou muita atenção foi a simplicidade em construir os castelos, você não precisa ficar rachando a cabeça e nem se preocupar com problemas de física e engenharia, basta encaixar cada peça no seu devido lugar - como um quebra-cabeça comum. As adversidades trouxeram aquela apimentada para o jogo, mas infelizmente não foram tão bem administradas por haver determinadas fases com muitas delas, te tirando todo o foco na construção em todo momento. Compre "Castle" em uma promoção que não se arrependerá. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário