"Decay: The Mare" não é apenas ''mais'' um point-click em um mercado saturado, mas sim um diferencial que te prende à tela do início ao fim, deixando um gostinho de ''quero mais'' no final. Realmente é difícil encontrar um jogo de clique tão bom quanto este, que não se resume em encontrar objetos escondidos em lugares inesperados. Este é um jogo muito inteligente, todos os enigmas possuem nexo e foram criados de modo genial, o enredo é magnífico e a jogabilidade diferenciada. Não o considero de 'terror', apenas possui cenários sombrios e alguns sustos por acontecimentos inesperados. Aliás, todas as 'anormalidades' são explicadas no final deste incrível enredo, o melhor que me deparei até hoje em um jogo de clique.
Pontos Positivos:
-> Uma história de alta qualidade, principalmente para um jogo
de 'terror'. São três capítulos diferentes, todos interligados, sendo que as
maiores revelações são feitas no final do último. Você vai se sentir espantado
ao relembrar os acontecimentos anteriores do jogo e encaixá-los com as
descobertas do desfecho. Partes importantes da história (não menos
impressionantes) também são contadas em trechos de jornais encontrados durante
a aventura.
-> Gráficos chamativos, muitos efeitos e animações, além de
cortes de cena. Definitivamente este não é um jogo com imagens estáticas, você
percebe o quão bem trabalhada foi a ambientação, e no decorrer da trama vai se
deparar com ''replayzinhos'' cinematográficos que deixam o game ainda mais
dinâmico.
-> Enigmas racionais. Ao entender o que fazer em cada enigma
você quase que aplaude o desenvolvedor pela criatividade e genialidade. Nada se
resume em simplesmente chutar encaixar objetos em determinados lugares ou
chutar combinações sem lógica. Todos os enigmas têm suas explicações, e ainda
melhor, todos eles têm coerência. Por exemplo, em determinado momento você
encontra figuras de flores com símbolos diferentes em cada uma delas, tendo que
posicionar cada figura em uma parte do cenário que tenha alguma conexão com o
símbolo. Então, enquanto procura você percebe que há uma parede com um quadro
de um homem caolho, e em uma das figuras tem um símbolo de um olho, eis a
primeira solução; ao continuar procurando você se depara com uma mesa iluminada
pela luz exterior por meio de uma janela, e percebe que em uma das figuras tem
um símbolo de fogo, outra solução. Prosseguindo você nota em outra parede um
desenho de dois olhos chorando, e percebe que em uma das figuras há o símbolo
de uma lágrima.
-> O jogo não fica cansativo e nem enjoativo, pois além da
história cativante, ele sempre te apresenta novos desafios e novas mecânicas.
Por exemplo, você encontra uma máquina fotográfica, e posteriormente entra em
uma sala totalmente escura; como passar? basta ir tirando foto atrás de foto
para descobrir qual o caminho pela escuridão até chegar em um ponto iluminado.
-> Uma boa trilha sonora, alguns sons que aumentam a tensão
combinados com animações rápidas no cenário (aparições ou efeitos visuais em
quadros e janelas).
-> Dois finais diferentes, um melhor que o outro. O jogo também
consegue construir personagens fascinantes, que ajudam na imersão total do
enredo. Tudo isso acontece de modo acessível, pois para aqueles com
dificuldades em entender inglês, existe a opção de tradução para o português. O
jogo dropa cartas e possui conquistas fáceis de obter, e muito bonitas para
expor.
Pontos Negativos:
-> Curta duração. Em cerca de 2-3 horas você vai ser capaz de
finalizar todos os três capítulos.
-> Muito fraco para um jogo de ''terror''. Não venha me dizer
que ser ''point-click'' é um empecilho para dar medo, pois já vi jogos de flash
serem mais assustadores (por exemplo ''exmortis''). Seria interessante aumentar
a quantidade de sustos e de ''criaturas'' estranhas, ao mesmo tempo
incrementando os cenários com mais sangue e quem sabe até mesmo cadáveres.
-> Desafios limitados, não é complicado solucionar os enigmas e
nem mesmo encontrar os objetos. O mais difícil é juntar as dez moedas de cada
capítulo a fim de liberar conquistas específicas. Com um guia então, é possível
finalizar o jogo sem dor de cabeça alguma, tornando-o simplório.
-> O botão de ajuda não é assim tão útil. Apesar de auxiliar
bastante em certas ocasiões, em outras ele simplesmente diz o óbvio, como por
exemplo "procure mais nesta sala". Ele também se torna ineficaz para quando
você precisa voltar para um cômodo sem nenhum motivo aparente, mas que é o meio
que libera a procedência do jogo.
-> Apesar de um ótimo enredo, o jogo ainda deixa muitas pontas
abertas e itens inexplicados. Pelo menos eu não compreendi exatamente como a
primeira história do jornal se encaixa na trama, afinal ela não é clara sobre
quem é a mulher citada. Também não decifra a mente da vilã, ou suas motivações.
Para concluir, recomendo muito o jogo para fãs de
''point-click'' e para pessoas que se preocupam bastante com a trama e seu
desenvolvimento, bem como finalização. Mas, se você busca algo com muito terror
e sustos, talvez se desaponte. Não há motivos para não comprar "Decay: The
Mare" em uma promoção, afinal as próprias cartas obtidas podem acabar
pagando por um jogo esplêndido e de muito conteúdo. A diversão é garantida,
seja na resolução dos enigmas, seja pela busca de clarificação da história. Clique aqui para ver a página da Loja.
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