Análise Rápida - Fingerbones


"Fingerbones" é um jogo demasiado curto e simples, mas com um conteúdo incrível! Fiquei tão pensativo que após terminar o jogo fui em busca de explicações nos fóruns da Steam, e algumas pessoas abriram minha mente e me fizeram refletir sobre todas as anotações que li durante a trama.

As revelações feitas conforme você tenta entender cada frase das anotações disponíveis são geniais, o enredo do jogo foi construído de uma maneira a qual não sei descrever, de tão boa. Nunca imaginei que algo tão simplório prenderia tanto minha atenção, de modo a me fazer querer saber mais detalhes e ficar boquiaberta ao saber das verdades por trás de tudo.

O gráfico é bonito, mas bem improvisado, e o terror inexiste, apenas alguns sons combinados com as anotações causam um pouquinho de terror psicológico. Não tem nenhum susto. Além de revelar a história, cada anotação revela também o código para abrir a próxima porta, criando enigmas fáceis de senhas.

Sem dúvidas recomendo e muito "Fingerbones", pois ele prova que mesmo jogos simples e rápidos podem surpreender e muito, superando até mesmo alguns longos e famosos. Tente absorver o máximo que conseguir em cada leitura (tudo em inglês), e depois leia abaixo sobre possíveis significados reveladores da história!


-- SPOILERS -- Só Leia Após Ter Jogado


Tudo dá a entender que você controla o pai de Katie, a menina citada nas anotações, voltando para seu bunker pessoal o qual manteve a filha como prisioneira! Ao entender melhor toda a escrita, você pode perceber que ele abusa de sua filha, através de algumas indiretas, tais como: "não via uma mulher há muito tempo" e "senti novamente aquela vontade e prazer como se fosse quando eu perdi minha virgindade aos quinze anos". E a loucura não acaba aí, é possível que todo o ''apocalipse" seja algo falso, como o pai retorna para o bunker anos depois da tragédia, e acaba ouvindo gemidos e o choro de sua filha no final, a qual ele abusou e assassinou, se livrando do corpo e mantendo apenas seus dedos. 

Em algumas discussões e comentários nas notas, sobre religião e emoções, a sanidade mental do protagonista é questionável, e ele entra em um complexo ao perder sua moralidade ao violar e humilhar sua própria filha. Realmente o criador deste jogo construiu algo assombroso, contando toda a tragédia de modo discreto e por indiretas, mas sem conclusões finais, deixando a mercê de nossa imaginação desvendar o que realmente aconteceu. É de se pensar que há bases históricas em Josef Fritzl, um criminoso que praticava incesto com a sua filha e a mantinha presa no seu porão.



Jogo Recomendado! Clique aqui para ver a Página da Loja.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário