"Galaxy Admirals" é um jogo puramente de
estratégia, mas com naves espaciais. É como se realmente fosse um tabuleiro,
mas que se move em cada rodada. Para entender imagine o tabuleiro com várias
casinhas formando um tipo de esfera, e que a cada rodada uma camada da esfera
se move, levando todas as casinhas que a compõe. Isso não altera tanto na
jogabilidade, mas é um diferencial, juntamente com as peças - que são
diferentes naves com diferentes recursos. Em suma este é um jogo casual, mas
com uma campanha muito difícil.
- Sobre o Mapa
O cenário, ou no caso tabuleiro, é sempre muito parecido:
uma esfera composta por diferentes camadas que por sua vez são compostas por
várias casinhas. A cada rodada ao menos uma camada se move, trazendo consigo
todas as casinhas. Isso pode ajudar ou atrapalhar o jogador, pois existem
asteroides e cristais em diferentes casas no tabuleiro, podendo acabar fechando
caminhos ou criando barreiras ao serem movidos. Os cristais servem como
dinheiro, e podem ser coletados por diferentes naves (gastando o turno da
nave). Com dois cristais é possível incluir uma nave a mais no tabuleiro, e com
7 (o máximo) é possível incluir a melhor nave do jogo no tabuleiro. A cada
rodada que passa o jogador recebe um cristal automaticamente.
- Jogabilidade e Objetivo
O que você precisa fazer para ganhar o jogo é destruir a
base inimiga, mesmo que sobrem naves no campo, destruindo a base o jogo já é
vencido. Ao mesmo tempo, você precisa evitar que o oponente destrua sua base, a
qual é responsável por armazenar os cristais e convertê-los em mais peças - ou
naves. Durante sua jogada você ganha um turno com cada uma das naves do campo e
com a base. Assim, se você tiver por exemplo 5 cristais e quiser usá-los para
comprar duas naves, terá que gastar duas rodadas, pois por rodada você só tem
um turno com a base, gastando o mesmo ao incluir uma nova nave. É importante
notar que é um turno com cada peça, portanto ainda considerando o exemplo
anterior, após jogar com a base você ainda poderá jogar com suas naves do campo
até gastar o movimento único de cada uma delas. Outro ponto é que o movimento
único não se resume em literalmente deslocar a nave, pois em um mesmo turno
você pode mover sua nave para perto do oponente e então atacá-lo.
- Tipos de Naves
São nove tipos diferentes. Uma breve introdução sobre cada
uma delas: a nave básica custa 2 cristais e é a tradicional, tendo 3 de vida e
causando 2 de dano, além de poder coletar cristais; a nave de suporte custa 2
cristais, tendo 3 de vida e podendo reparar 1 ponto de vida de qualquer nave ou
base, não tem poder de fogo; a nave carruagem não tem poder de fogo, custa 3
cristais e tem como função se deslocar grandes distâncias, podendo levar naves
aliadas consigo; a nave de teleporte não tem poder de fogo, mas pode trocar de
lugar com qualquer objeto que não esteja a uma distância muito grande
(incluindo minas e cristais); a nave de mísseis parece com a tradicional, mas
como o nome indica lança mísseis que alcançam longas distâncias (custa 4
cristais e causa 2 de dano); a nave de láser custa 4 cristais e é usada para o
combate, podendo atingir alvos bem distantes, causando 3 de dano e podendo
ricochetear o ataque; a nave de bomba custa 4 cristais e é a melhor contra a
base inimiga, podendo plantar uma bomba por turno que explode na jogada
seguinte, causando 5 de dano; a nave defensora custa 5 cristais e tem bastante
vida causando também bastante dano, sacrificando sua capacidade de locomoção;
por último a nave pesada custa 7 cristais e é uma melhoria da defensora, pois
tem uma ótima vida, ótimo dano e uma mobilidade boa.
- Modos de Jogo
São apenas três, ou na verdade dois estilos diferentes. O
primeiro - e o que era pra ser o mais importante - é o multiplayer, entretanto
como já é de se imaginar é extremamente difícil encontrar algum oponente (pois
infelizmente quase ninguém joga). O segundo é o modo campanha, muito bom para
aprender o básico, mas logo na quarta fase já se torna impossível, eu
honestamente fiz várias tentativas, mas perdi todas as vezes e por conta disso
desisti. O terceiro é o mais legal, o modo Sandbox. Nele você pode jogar com um
amigo Local ou contra o computador; mas diferentemente da campanha aqui vocês
terão chances iguais, tornando as batalhas mais legais. Além de poder
selecionar todos os tipos de nave (juntando cristais suficientes), você também
pode personalizar o tamanho do tabuleiro, a quantidade de minas, asteroides e
até mesmo cristais contidos nele, etc.
Com isso, recomendo Galaxy Admirals pelo seu baixo preço
combinado com sua criatividade e quantidade razoável de conteúdo. Ninguém pode
negar que é um jogo de qualidade, e apesar do multijogador vazio e a campanha
apelativa, ele faz valer ainda mais a pena pelo Sandbox, no qual você vai se
divertir em batalhas mais dinâmicas e fáceis que as de Xadrez e ainda poderá
desafiar colegas que forem até sua casa para partidas estratégicas sensacionais
no espaço. Para não passar batido, o jogo dropa muitas cartas colecionáveis com
o tempo (cerca de cinco) e possui um sistema de conquistas, apesar de serem
todas difíceis de liberar (não consegui nenhuma). Clique aqui para ver a Página da Loja.
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