Análise Rápida - Galaxy Admirals


"Galaxy Admirals" é um jogo puramente de estratégia, mas com naves espaciais. É como se realmente fosse um tabuleiro, mas que se move em cada rodada. Para entender imagine o tabuleiro com várias casinhas formando um tipo de esfera, e que a cada rodada uma camada da esfera se move, levando todas as casinhas que a compõe. Isso não altera tanto na jogabilidade, mas é um diferencial, juntamente com as peças - que são diferentes naves com diferentes recursos. Em suma este é um jogo casual, mas com uma campanha muito difícil.


- Sobre o Mapa

O cenário, ou no caso tabuleiro, é sempre muito parecido: uma esfera composta por diferentes camadas que por sua vez são compostas por várias casinhas. A cada rodada ao menos uma camada se move, trazendo consigo todas as casinhas. Isso pode ajudar ou atrapalhar o jogador, pois existem asteroides e cristais em diferentes casas no tabuleiro, podendo acabar fechando caminhos ou criando barreiras ao serem movidos. Os cristais servem como dinheiro, e podem ser coletados por diferentes naves (gastando o turno da nave). Com dois cristais é possível incluir uma nave a mais no tabuleiro, e com 7 (o máximo) é possível incluir a melhor nave do jogo no tabuleiro. A cada rodada que passa o jogador recebe um cristal automaticamente.


- Jogabilidade e Objetivo

O que você precisa fazer para ganhar o jogo é destruir a base inimiga, mesmo que sobrem naves no campo, destruindo a base o jogo já é vencido. Ao mesmo tempo, você precisa evitar que o oponente destrua sua base, a qual é responsável por armazenar os cristais e convertê-los em mais peças - ou naves. Durante sua jogada você ganha um turno com cada uma das naves do campo e com a base. Assim, se você tiver por exemplo 5 cristais e quiser usá-los para comprar duas naves, terá que gastar duas rodadas, pois por rodada você só tem um turno com a base, gastando o mesmo ao incluir uma nova nave. É importante notar que é um turno com cada peça, portanto ainda considerando o exemplo anterior, após jogar com a base você ainda poderá jogar com suas naves do campo até gastar o movimento único de cada uma delas. Outro ponto é que o movimento único não se resume em literalmente deslocar a nave, pois em um mesmo turno você pode mover sua nave para perto do oponente e então atacá-lo.

- Tipos de Naves

São nove tipos diferentes. Uma breve introdução sobre cada uma delas: a nave básica custa 2 cristais e é a tradicional, tendo 3 de vida e causando 2 de dano, além de poder coletar cristais; a nave de suporte custa 2 cristais, tendo 3 de vida e podendo reparar 1 ponto de vida de qualquer nave ou base, não tem poder de fogo; a nave carruagem não tem poder de fogo, custa 3 cristais e tem como função se deslocar grandes distâncias, podendo levar naves aliadas consigo; a nave de teleporte não tem poder de fogo, mas pode trocar de lugar com qualquer objeto que não esteja a uma distância muito grande (incluindo minas e cristais); a nave de mísseis parece com a tradicional, mas como o nome indica lança mísseis que alcançam longas distâncias (custa 4 cristais e causa 2 de dano); a nave de láser custa 4 cristais e é usada para o combate, podendo atingir alvos bem distantes, causando 3 de dano e podendo ricochetear o ataque; a nave de bomba custa 4 cristais e é a melhor contra a base inimiga, podendo plantar uma bomba por turno que explode na jogada seguinte, causando 5 de dano; a nave defensora custa 5 cristais e tem bastante vida causando também bastante dano, sacrificando sua capacidade de locomoção; por último a nave pesada custa 7 cristais e é uma melhoria da defensora, pois tem uma ótima vida, ótimo dano e uma mobilidade boa.

- Modos de Jogo

São apenas três, ou na verdade dois estilos diferentes. O primeiro - e o que era pra ser o mais importante - é o multiplayer, entretanto como já é de se imaginar é extremamente difícil encontrar algum oponente (pois infelizmente quase ninguém joga). O segundo é o modo campanha, muito bom para aprender o básico, mas logo na quarta fase já se torna impossível, eu honestamente fiz várias tentativas, mas perdi todas as vezes e por conta disso desisti. O terceiro é o mais legal, o modo Sandbox. Nele você pode jogar com um amigo Local ou contra o computador; mas diferentemente da campanha aqui vocês terão chances iguais, tornando as batalhas mais legais. Além de poder selecionar todos os tipos de nave (juntando cristais suficientes), você também pode personalizar o tamanho do tabuleiro, a quantidade de minas, asteroides e até mesmo cristais contidos nele, etc.


Com isso, recomendo Galaxy Admirals pelo seu baixo preço combinado com sua criatividade e quantidade razoável de conteúdo. Ninguém pode negar que é um jogo de qualidade, e apesar do multijogador vazio e a campanha apelativa, ele faz valer ainda mais a pena pelo Sandbox, no qual você vai se divertir em batalhas mais dinâmicas e fáceis que as de Xadrez e ainda poderá desafiar colegas que forem até sua casa para partidas estratégicas sensacionais no espaço. Para não passar batido, o jogo dropa muitas cartas colecionáveis com o tempo (cerca de cinco) e possui um sistema de conquistas, apesar de serem todas difíceis de liberar (não consegui nenhuma). Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário