Análise Rápida - Port of Call


Port of Call é um jogo gratuito com a duração de cerca de 30 minutos. Basicamente você acorda em um cais sem se lembrar de nada, nem mesmo do seu próprio nome; nesse cais você conhece um velho capitão, que pede para você embarcar em um navio fantasma que se materializa do nada na sua frente. Uma vez lá dentro, o capitão começa a te passar algumas tarefas envolvendo coletar passagens de alguns fantasmas que estão no navio. É aí que a história fica legal, e a partir deste ponto é que perguntas como: o que estou fazendo aqui? Quem sou eu, afinal? O que estes fantasmas têm a ver comigo? É isso tudo real? Serão respondidas de modo majestoso.

Honestamente eu não esperava muito deste jogo, só o instalei para conseguir as conquistas, que são bem fáceis por sinal, mas o jogo conseguiu me surpreender principalmente pelo final, que foi quase que genial e muito bem pensado! Você não vai se arrepender se der uma chance e prestar atenção em cada conversa que tiver ao longo da trama. A única observação é que o jogo é em inglês, e somente disponível nesta linguagem; não tem tanta coisa para ler e um conhecimento a nível básico já deve ser o suficiente para entender todo o jogo, que apesar de não apresentar uma história complexa, ainda assim surpreende pela criatividade e revelação inesperada.

Ademais, o jogo é em primeira pessoa, dá um pouco de dor de cabeça e acredito que o gráfico de certa forme coopere com isso. Porém por ser um jogo rápido e não apresentar nenhuma dificuldade, não é nenhum fardo suportar um pouquinho de dor de cabeça em prol de acompanhar uma história bem elaborada. A trilha sonora existe, mas é bem escassa; ao interagir com uma gama de objetos você não ouvirá nenhum som (por exemplo ao abrir uma gaveta). Falando nisso, os controles se resumem nas teclas de movimentação (w,s,a,d) e no mouse (botão esquerdo para interagir e o mouse em si para mudar a direção da tela).

Concluindo, sem dúvidas recomendo "Port of Call", que apesar de ter alguns pontos negativos que já foram citados, compensa pela boa trama que desenvolve em um período relativamente curto, deixando sim um gostinho de quero mais. Com relação das conquistas, são sete e todas fáceis de conseguir. É preciso completar o jogo duas vezes para todas as conquistas, o que leva no total menos de uma hora. No próximo parágrafo falarei brevemente como conseguir as conquistas mais 'difíceis'.

Além das conquistas ganhas por completar o jogo, existem dois finais diferentes, cada final libera também uma conquista diferente. Fora isso, só são duas conquistas extras: a de coletar todos os quadros e a de coletar todos os lápis ou canetinhas. Pelo que eu me lembro, há um quadro na sala do capitão, dois quadros no elevador, um quadro no andar superior do navio (bar) e um último quadro no andar inferior do navio (jogado no chão). É preciso progredir no jogo para ter acesso a todos os lugares, e só é preciso interagir com o quadro, não coletá-lo de fato. Já os lápis estão em sua maioria no quarto da menina fantasma; os últimos dois se encontram no andar inferior do navio e atrás do navio, respectivamente. Uma dica para a conquista das passagens, não se esqueça de pegar a ficha que cada fantasma deixa nas proximidades após desaparecer. Clique aqui para ver a Página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário