Análise Rápida - Relive


"Relive" é um jogo gratuito com um modo campanha e um de competição. Basicamente no de competição é preciso de um kinect para Windows, pois ele realmente simula um socorro à vítima acidentada, e sem tal equipamento você só poderá finalizar a campanha convencional, o que não é pouca coisa. O game é muito intuitivo e ensina ações simples a serem tomadas ao se deparar com uma vítima com algum tipo de fratura ou desmaio, mas nem de longe se resume nisso, na verdade proporciona muitos enigmas diferentes de localizar objetos e usá-los nos locais corretos, hackear interfaces e até mesmo configurar antenas.


Pontos Positivos:


-> Sem um guia e sem ajuda, você vai levar cerca de 3-4 horas para terminar o jogo, pois são quatro fases que se resumem em enigmas e te farão pensar e explorar muito.

-> Os enigmas são diversificados, além de encontrar objetos, você vai ter que ser aventureiro e criativo, como exemplo usar um pé-de-cabra para invadir tubulações que dão acesso a outras salas, organizar caixas medicinais em uma área específica, separando-as dos engradados com lixo e até mesmo procurando por códigos em recipientes de café.

-> O sistema de hack é muito divertido, eu quase desisti pela complexidade até que entendi como funciona, tornando tudo muito fácil. Você precisa olhar as cores dos retângulos na parte inferior da interface de hack, se estiver metade amarela e metade vermelha, por exemplo, você vai precisar clicar no momento em que duas bolinhas (de qualquer cor) estiverem passando juntas e na mesma direção pelo fio vermelho e o fio amarelo. Mas, se o retângulo for totalmente vermelho ou totalmente roxo, por exemplo, você precisa apertar a barra de espaço de modo a deixar o "coletor" de dados na horizontal, podendo movê-lo para uma parte exclusiva do fio vermelho ou roxo, capturando duas bolinhas que estejam passando por lá.

-> Os controles são fáceis (é possível usar w,s,d,a) e o inventário é bem detalhado (clicando na ferramenta ou item que desejar já vai aparecer opção de combiná-lo com algo, usá-lo ou inspecioná-lo); você pode interagir e segurar objetos com o botão esquerdo do mouse, se abaixar pressionando "c" e pular pressionando a barra de espaço.

-> O gráfico é atraente, lembra um pouco dos jogos "Walking Dead" e "Wolf Among Us" da "Telltale Games". A trilha sonora é limitada, mas suportável.


Pontos Negativos:


-> Algumas partes do jogo te deixam confuso, pois faltam instruções e você precisa literalmente se virar. Por exemplo na fase 3 fiquei perdido, e quando estava perto de desistir me veio uma ideia mirabolante (do nada) de criar uma ''montanha'' de três andares com as caixas de medicina e assim escalar para o andar superior, e funcionou!

-> Os sons são falhos, muitos efeitos de ações e ambientação inexistem com relação ao áudio, o que afeta um pouco na jogabilidade, mas também não é nenhum motivo para desistir de jogar.

-> O modo competitivo só é permitido com o kinect, ou seja, tentar acessá-lo com um mouse ou joystick vai desencadear uma janela que claramente diz para você comprar o aparelhinho ou desistir. Acredito que quase ninguém tenha, portanto me leva a pensar que não há ninguém Online para competir.

-> Os segredos das fases são realmente apelativos de encontrar, pode ser que você leve uma hora procurando-os e ainda não encontre os três. Mas não se preocupe, isto só é necessário para quem deseja desbloquear todas as conquistas, se você só quer se divertir concluindo a campanha simplesmente ignore os segredos.

-> Até agora o jogo não possui um sistema decente para salvar e carregar partidas. Ele salva apenas quando você termina um nível e libera outro. Em outras palavras, caso você esteja no final de um dos níveis, mas saia por qualquer motivo, ao carregar o jogo você recomeçará do início do nível e terá que passar tudo de novo (o começo do nível e não do jogo inteiro).

Com isso claramente recomendo "Relive", não apenas por ser um jogo gratuito, mas também por ser divertido e ter um conteúdo muito bom. A história não é das melhores,  entretanto a base do jogo são os enigmas, e estes foram de fato bem pensados, e ao compreendê-los você será capaz de completá-los em questão de minutos. Por conta de problemas de salvamento, eu refiz a última fase, da primeira vez levei mais de meia hora, já na segunda (como eu já sabia o que fazer), cheguei ao final dela em cinco minutos. Dê uma chance para "Relive", e se esforce ao máximo em completar os níveis sem desistir, pois assim como eu, você ficará inspirado em algum momento e terá uma ideia que salvará sua pele, mas que surgirá do nada. Abaixo darei dicas de como passar em algumas partes do jogo, seja por não entender inglês, seja por ficar com a mente cansada, sinta-se à vontade para usar (obviamente contém spoilers). Clique aqui para ver a Página da Loja.


Dicas com Spoilers


-> O segredo da primeira fase é combinar o objeto laranja com o disquete vermelho no seu inventário - de modo a criar um aparelho para hackear interfaces. Você poderá hackear uma das portas da direita com isso, mas para a outra precisará do código 7-8-9. Em um armário do lado esquerdo da fase, você precisará usar o código 7-2-5-9 para obter um dos cilindros. Quando tiver todos use-os com a caixa preta localizada no canto da sala em frente ao seu quarto inicial.

-> A segunda fase possui muitos enigmas, primeiramente você precisa falar com o computador ''enfermeiro'' de modo a liberar a sala da direita. Descendo a escada você já encontrará três enigmas, no da sala com o robôzinho simplesmente leve caixa por caixa até o raio de eletricidade e jogue-as lá, as que explodirem são as com lixo, as que não explodirem leve até a parte verde do chão. Na sala oposta existe um retângulo com vários desenhos de bactérias, você precisa ir clicando nos mesmos até deixar todos acesos (brilhando); também tem um encanamento com duas válvulas, use uma chave inglesa em uma das válvulas (enquanto estiver com a luz "verde") e gire a outra. A chave pode ser encontrada no segundo andar ''subterrâneo'', invadindo as tubulações através de um pé-de-cabra e entrando em duas salas diferentes (uma terá a chave e a outra terá o computador central). Uma vez que todas as tarefas forem cumpridas, use o pé-de-cabra no computador "enfermeiro" (na parte de metal embaixo) e retire seu disquete, mas antes disso retire o disquete vazio do computador do canto direito do corredor, leve-o até o robôzinho do primeiro andar inferior e peça para que ele faça um "backup". Ao remover o disquete do "enfermeiro", coloque o com backup no lugar dele, de modo a ativar as portas. Depois, basta colocar o disquete do "enfermeiro" no computador central (tendo que hackeá-lo antes).

-> A terceira fase é mais tranquila, nela você precisa pegar algumas caixas medicinais na sala de depósito e montar uma "montanha" de três andares com elas, de modo a subir no andar superior. Para isso, jogue três caixas próximas uma da outra na direção da parede que você quer escalar; depois suba em uma delas segurando outra caixa e largue-a lá; faça isso com outra caixa; por fim pegue uma última caixa e escale as duas caixas recém colocadas, largando-a sobre elas e podendo alcançar o andar superior.

-> Na última fase você precisa encontrar cilindros no estacionamento da nave; guardar a caixa dentro da nave (assim como os cilindros); hackear uma interface na nave. Na parte dos satélites mova-os de modo que fiquem virados para direção oposta da base central (todos eles). Para finalizar, basta usar o pé-de-cabra no painel quebrado dentro da torre e voltar para a nave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário