Análise Completa - DLCs do Witcher 3


O Witcher 3 é um jogo repleto de DLCs, embora possua apenas duas mais complexas (Hearts of Stone e Blood 'n' Wine) também há muitas outras gratuitas disponibilizadas na página da Loja. Nesta análise consideraremos todas as existentes, mostrando que também vale muito a pena experimentar as gratuitas, que embora curtas agregam uma quantidade considerável de conteúdo ao jogo, seja durante a narrativa ou após finalizá-la por completo.

Missão - Foo'ls Gold


Está cansado de contratos e mais contratos? Quer algo diferente e longe de monstros tanto quanto possível? Pois então baixe esta DLC gratuita para o seu Witcher 3 de modo a liberar uma nova missão simples, embora muito divertida. Fool's Gold é uma quest com duração de aproximadamente 30 minutos e que pode ser iniciada a leste da vila do Barão (Crow's Perch) e de Lindenvale, falando com alguns bandidos em uma pequena vila em Velen, chamada Lurtch.


Com uma recomendação de nível 6-10, pode na verdade ser feita por todos os níveis, como é praticamente livre de combate (apenas alguns lobos e nekkers). O foco da missão não é voltado para combate, mas sim em tentar entender sobre o que parecem 'porcos mágicos', tendo um enredo exótico e até cômico. Sem mais 'spoilers', o que posso dizer é que mais uma vez você vai se surpreender com a criatividade dos desenvolvedores de Witcher.


Esta é, sem dúvidas, uma das melhores DLCs gratuitas das disponibilizadas na página da loja, apesar de não apresentar uma boa recompensa, fornece alguns minutos de distração muito bem-vindos aos fãs do jogo, que sempre buscam por mais conteúdo na tentativa de estender a aventura de Geralt o máximo possível.

Contrato - Missing Miners


Esta DLC gratuita disponibiliza mais um contrato simples para o mestre Witcher. Pode ser iniciada no quadro de avisos de Blandare, uma aldeia na ilha principal de Skellige, ao sul de Kaer Trolde e oeste do acampamento druida. É uma missão simples, embora a recomendação seja de nível 27, o Boss não é assim tão forte e pode ser parcialmente esquivado (a luta completa não é obrigatória conforme sua decisão).


Possui um conteúdo bem escasso, tendo a duração total de cerca de 15 minutos. É mais recomendada para quem busca uma parcela a mais de EXP, como a recompensa é até que generosa nesse sentido. A história em si não é das melhores, mas sai um pouco da mesmice dos demais contratos do jogo; tem dois personagens novos, o diálogo com um deles é engraçado, e talvez valha a pena baixar só pela risada.


Para quem gosta de uma boa luta, é melhor fazer a missão sendo seu personagem de nível baixo (20 ou menos) para aproveitar bem a batalha contra o chefe, que possui ataques fortes, mas uma vitalidade fraca. Se você quiser o máximo da recompensa oferecida, incluindo a parcela máxima de dinheiro, você pode escolher a opção de poupar o monstro e receber uma das recompensas, depois matá-lo e receber a recompensa final do indivíduo responsável pelo contrato.

Missão - Where the cat and wolf Play


Como uma DLC gratuita e bem leve, esta nova missão traz mais uma aventura para Geralt, podendo ser iniciada lendo o quadro de notícias em Oreton village, ao sul da aldeia do Barão (em Velen). No total ela tem cerca de 30 minutos de duração, isto se você fizer os dois finais diferentes (voltando o save). Inicialmente ela é liberada como um Contrato do Monstro de Honorton, mas no decorrer da trama recebe o nome aqui descrito "Onde o gato e o lobo jogam".


Apesar de parecer apenas como um contrato normal, o inimigo (ou Boss) no final pode acabar surpreendendo, bem como a luta pode ser evitada. Durante a missão você vai ter que usar o sensor Witcher, explorar uma vila pequena onde um massacre aconteceu (com apenas quatro residências) e ainda rastrear e seguir pegadas, como de costume. Alguns novos personagens foram inclusos, com conversas simples, embora interessantes.


É uma boa missão, com um bom final. A recompensa não é das melhores, e é opcional conforme o final que você desbloqueou. O nível recomendado é 25, principalmente pelo Boss ser relativamente forte, com golpes perigosos e efeitos de combate desafiadores. Para quem gosta dos contratos disponibilizados no jogo principal, assim como para quem gosta de uma boa batalha, esta DLC é altamente recomendada, afinal ela é gratuita e você tem apenas a ganhar baixando-a (uma história extra). É impressionante como os desenvolvedores fazem um belo trabalho até para as missões mais simples/secundárias.

Missão - Skelligs Most Wanted



Mais uma incrível missão gratuita disponibilizada em forma de DLC. Esta por sua vez pode ser iniciada em Fyresdal, uma pequena vila na ilha principal de Skellige, bem ao sul de Kaer Trolde e leste de Kaer Muire. É um contrato extra com cerca de 30 minutos de duração, com dois diferentes finais, dependendo de suas escolhas. As recompensas não são assim tão agradáveis, porém só a possibilidade de viver mais uma aventura épica já é motivo suficiente para baixar este conteúdo adicional.


O nível recomendado para fazê-la é de 29, com muitas batalhas pelo caminho, incluindo monstros diversos além do Boss. Este contrato é bem diferente de qualquer outro disponibilizado no jogo, apesar de ter algumas características semelhantes como o uso do sensor Witcher para analisar determinadas áreas e o rastreamento de pegadas que levam para determinado lugar, a história em si é repleta de reviravoltas e se mostra única desde o começo da investigação até o desfecho inesperado.


Para tirar maior proveito, é interessante completar os contratos do jogo principal antes de começar este, como ele terá uma seção de nostalgia, relembrando feitos de outros monstros os quais você encontrou, sendo que suas decisões para com eles afetarão na luta final. A batalha pode ser desafiadora, mas também pode ser bem simples, tudo conforme sua reação. O ponto de maior destaque é que talvez você vá sentir o que alguns monstros sentem, entender alguns de seus pensamentos, e ver que nem sempre os humanos são os que realmente precisam de um protetor, de um Witcher.

Itens - Crossbows


O conjunto de balestras (ou ''bestas'') de elite faz parte da sexta DLC gratuita disponibilizada para Witcher 3, lançada em Junho de 2015, sendo uma atualização de 8MB. Ao instalar, você terá acesso à três novas balestras negociando com três diferentes mercadores. Elas são exclusivas, com aparências e danos únicos. Podem ser utilizadas em três diferentes níveis de personagem: nível 7 (Nilfgaardian Crossbow), 14 (Skellige Crossbow) e 21 (Elven Crossbow).

>> Balestra de Nilfgaard

Faz parte do conjunto de armadura de Nilfgaard (também disponibilizada em uma outra DLC gratuita). Exige nível 7 para ser usada; causa um dano entre 5-7 e possui um efeito de +125% no poder de ataque. Custa 300 crowns (moedas) e pode ser comprada falando com o Contramestre (Quartermaster) próximo do ''castelo'' do Barão, em Velen.

>> Balestra de Skellige

Para ganhar acesso ao ferreiro que vende esta besta, você vai precisar ir pela ponte que leva até Kaer Trolde. O portão que bloqueia a passagem para esta parte vai ser levantado uma vez que você chegar na ilha através da missão chamada "Destino: Skellige" e a missão seguinte "O rei está morto - Longa Vida ao Rei". Exige nível 14 para ser usada; causa um dano entre 6-8 e possui um efeito de +145% no poder de ataque. Custa 420 crowns (moedas) e pode ser comprada falando com o ferreiro de Kaer Trolde, uma das ilhas de Skellige.

>> Balestra Élfica

O vendedor que comercializa esta besta se localiza em Novigrad, logo atrás do quadro de notícias que fica mais ao norte da cidade. Você pode acabar lembrando dele como um dos que permitem resetar os pontos de habilidades (perks). Exige nível 21 para ser usada; causa um dano entre 7-9 e possui um efeito de +165% no poder de ataque. Custa 450 crowns (moedas) e pode ser comprada falando com o comerciante atrás do quadro de notícias mais ao norte de Novigrad.


De modo geral, vale a pena sim realizar o download desta DLC, afinal é gratuita. Além do mais, em Witcher 3 usar balestras é algo indispensável, muitos monstros podem ser um grande fardo ao serem confrontados sem uma besta ao seu lado. Wyverns, Cockatrices, Griffins, Forktails, Ekhidnas... Enfim, uma gama de criaturas encontradas durante a trama podem voar, e para derrubá-las nada melhor do que um tiro certeiro de balestra. Debaixo da água a sua única defesa contra inimigos é utilizar a besta. A arma fica ainda mais poderosa se combinada com setas explosivas ou de prata, sendo um apoio à distância para todo tipo de combate. Baixe a DLC e divirta-se, mas saiba que há bestas melhores dentro do jogo em si, como a "Feline Crossbow" (exige nível 23), que pode ser feita após encontrar diversos diagramas em missões de caça ao tesouro.


DLC - Hearts of Stone


Hearts of Stone, ou Corações de Pedra, é a primeira DLC paga para o jogo Witcher 3, lançada em Outubro de 2015, acrescenta pelo menos mais 10 horas de aventuras para Geralt. Com esta nova expansão os jogadores terão acesso à varios novos personagens (ou Npcs), batalhas contra novos Bosses poderosos, novas cartas de Gwent, uma gama de missões exclusivas e até mesmo um romance único. Através das missões novos equipamentos poderão ser adquiridos, bem como um sistema de encantamento por palavras rúnicas (Runewords), que realmente traz efeitos tentadores. Apesar de tudo, o nível recomendado para a DLC é de 30 ou mais, sendo interessante primeiramente completar a história principal do jogo antes de comprá-la.

Sobre as Missões 


A história principal da DLC por si só já é maravilhosa e acrescenta muitas novidades, porém não se resume nisso, há também missões secundárias e caça ao tesouro. Sendo o foco principal completar missões, somente dessa maneira você poderá ter acesso aos novos Bosses e equipamentos fortificados. O enredo trata de um mistério que engloba um ser poderoso conhecido como Mirror Master e um líder bandido chamado Olgierd von Everec, mas além de conter investigações e muitas lutas, de longe se resume nisso.


Você vai realizar atividades inimagináveis e totalmente diferentes das que um Witcher comum faria, como por exemplo vai ter um tempo apenas para se divertir em uma festividade de casamento, correndo atrás de porcos, bebendo muito vinho e até dançando como se não houvesse amanhã. Em contrapartida, também vai ter que se aventurar pela casa mais mal-assombrada e assustadora de todo o Reino do Norte, superando as demais vistas em missões do jogo principal, sinceramente o que posso dizer é que fizeram um trabalho incrível, foi o lugar mais tenebroso que vivenciei em toda minha aventura em Witcher. Não obstante, isso é apenas uma pitadinha de todo conteúdo da DLC, na qual você poderá planejar um grande assalto ao cofre, lidar com fantasmas e misticismo, resolver diferentes enigmas, tomar decisões rápidas sob pressão e muito mais! São:

9 missões exclusivas para a trama principal
8 diferentes missões secundárias
8 missões com direito a caça ao tesouro


O conteúdo das missões secundárias varia muito, e nem sempre se resume em algo simples e repetitivo. Entre elas você vai poder ajudar um mago artesão a construir sua ''loja'' e receber uma gama de benefícios através de um sistema de encantamento por runas, o que ocupa todos os espaços de encantamento do item escolhido (entre os efeitos é possível, por exemplo, sempre receber um escudo protetor do sinal Quen automaticamente e sem gastar stamina toda vez que entrar em combate bem como refletir automaticamente qualquer flecha atirada contra você ou ainda tornar a cura por alimentos 100% mais eficaz).

Sobre a Nostalgia 


É claro que um novo conteúdo traria mais lembranças sobre os títulos anteriores de Witcher. Você vai poder rever personagens antigos como a Shani (a médica vista no primeiro jogo) e Vimme Vivaldi (apenas citado no primeiro jogo como primo do banqueiro Golan Vivaldi); há também easter eggs, como a possibilidade de comprar e usar o óculos do "Professor", um dos antigos líderes da organização Salamandra, compatriota de Azar Javed. E não somente isso, para quem era fã da "Order of the Flamming Roses" e ficou se perguntando o motivo da mesma não ter aparecido no Witcher 3, mas sim substituída pelos Witch Hunters, há uma missão exclusiva sobre a ordem, na qual você poderá até mesmo conversar com cavaleiros remanescentes e entender tudo o que aconteceu.

Sobre os Equipamentos 


Ao realizar missões e buscar tesouros, você poderá receber armaduras e armas incríveis e poderosas, com aparências únicas e interessantes. Não são tantos equipamentos novos, mas os disponibilizados surpreendem pela qualidade. Há o equipamento Viper (nível 39), cujo a cota (por exemplo) fornece 235 de armadura; o equipamento de Ofier (nível 38), todo azul e com detalhes em castanho (inclusive a espada); a armadura New Moon, ganha durante a missão de assalto ao cofre, com uma aparência mais obscura e estatísticas que superam a feline superior armor; dependendo de suas escolhas ainda é possível ganhar duas espadas magníficas (uma de aço e uma de prata) no final da última missão da campanha principal (Viper e Iris).

Sobre os Monstros 


A mecânica de combate foi praticamente inovada em algumas batalhas contra Bosses da história principal. Em nenhum deles você obterá a vitória simplesmente atacando com as espadas sem pensar. Cada um exige uma estratégia diferente, e caso a mesma não seja seguida você vai apanhar muito. A parte mais legal é entender a estratégia, testar cada sinal e observar como o oponente ataca de modo a aprender os pontos fracos do mesmo. Tente fazer isso sozinho, sem guias, para que a batalha se torne muito mais emocionante. Os inimigos mais interessantes que você encontrará são o Sapo Gigante (visto na imagem da galeria da loja) e o Caretaker, uma entidade tenebrosa e que, na minha opinião, fornece uma experiência insuperável como a batalha mais dinâmica e com efeitos únicos de todo o jogo (até então). Excluindo os chefões, apenas dois novos monstros são acrescentados ao bestiário: javali selvagem e tarântula (arachnomorph).

Sobre os Locais 


Não há muitas regiões novas a serem exploradas, na verdade, toda a história se passa entre Oxenfurt e Velen. Os lugares novos são cavernas e partes extras em regiões já existentes. Por exemplo você vai poder explorar de forma melhor os esgotos de Oxenfurt, bem como visitar novas casas e terrenos, uma ou outra caverna infestada de oponentes, uma praia desolada com um naufrágio evidente, uma dimensão insólita na qual a arte predomina e, dependendo de suas escolhas, um reino das sombras com uma atmosfera soturna e lúgubre.


Em suma, esta é uma DLC imperdível para quem gostou muito do jogo principal e busca ansiosamente por mais conteúdo e mais história. Embora não tenha uma duração tão longa, fornece uma experiência extraordinária em vários aspectos diferentes. Por exemplo, várias batalhas contra chefes superam de longe as encontradas no jogo principal, necessitando de mais estratégia e de muito mais cautela. Também há diferentes passatempos que alteram totalmente a rotina do Witcher, atividades tranquilas e engraçadas, comemorações e romances longes do combate e do caos. Se o seu negócio é armadura e poder, a DLC não vai te decepcionar neste sentido, há equipamentos mais poderosos do que quaisquer outros e efeitos de runas que tornarão sua aventura bem mais maleável. Enfim, não há motivo para não recomendar a expansão, afinal em quesito de qualidade, conseguiu sim manter o nível alto que somente a Cd Projekt Red consegue oferecer.


DLC - Blood and Wine 



"Blood and Wine", ou Sangue e Vinho, foi a segunda e última DLC lançada para Witcher 3. Tem um conteúdo mais vasto e duradouro que "Corações de Pedra", com direito à exploração de uma área totalmente nova com o tamanho de Novigrad, várias novas missões secundárias e um enredo principal magnífico envolvendo vampiros e até personagens da literatura. Todo o conteúdo acrescenta pelo menos entre 20-30 horas de jogo a mais na aventura de Geralt e é tão indispensável quanto a DLC anterior. O conteúdo pode ser acessado com um novo ponto de salvamento ou com seu personagem do jogo Witcher 3 com a história completa, sendo recomendado para nível 34 ou mais.

Sobre as Missões


A DLC conta com mais de 90 missões, sendo destas 16 que compõem a história principal, as demais se dividem entre secundárias, contratos e caças aos tesouros. Com relação ao enredo principal, inicia uma saga de vampiros contando com a participação especial de Regis, um personagem que foi conhecido inicialmente nos livros do Witcher, e que foi quase morto na literatura, sobrevivendo apenas graças a outro vampiro, Dettlaf, que acaba sendo o antagonista principal da DLC.


As missões são extraordinárias e nem todas são focadas em combate. Ainda assim, logo de início você já é recebido em Toussaint - a nova província - com as boas vindas de um gigante poderoso com uma mecânica de combate linda de se ver. Depois, no decorrer da trama, você ainda participa de várias festividades interessantes e cômicas, tal como ganhar a confiança de um "unicórnio" (que na verdade é um cavalo com chifre postiço) ou procurar um peixe dourado na lagoa usando o sensor de bruxo; também visita uma região enorme e uma das mais bonitas já vistas até hoje com contos de fadas alterados, com aparição da Chapeuzinho vermelho e o Lobo Mal, dos três porquinhos, da bela adormecida e até da Bruxa má que acaba se tornando uma Boss poderosa.


Como se não bastasse, as reviravoltas são de deixar o queixo cair, com vários finais diferentes de acordo com suas ações durante a trama. Os vampiros apimentam e muito na ação, até mesmo invadindo uma cidade em determinado momento. É incrível visualizar a cidade em chamas sendo atacada por diversas criaturas noturnas, tendo você que enfrentá-las enquanto tenta salvar Toussaint de um destino sanguinário. Os personagens foram muito bem construídos e você percebe e se apega à personalidade de cada um deles, sendo até mesmo o vilão, carismático.

Sobre os Equipamentos


Há muitas armaduras e espadas poderosas em Toussaint, mas a grande parte delas é acessível apenas ao completar caçadas ao tesouro, liberando diagramas para fabricá-las. Algumas outras peças de equipamentos são obtidas durante missões, e acabam por ser as mais fortes do jogo. O grande destaque, entretanto, vem para a espada Aerondight, que para quem não se lembra aparece também no Witcher 1 e 2. Na sua primeira aparição, ela é concedida pela Dama do Lago no capítulo 4 de Witcher 1, e para atacar a nostalgia, em Witcher 3 ela é novamente concedida pela Dama do Lago após algumas batalhas únicas em uma missão secundária imperdível. A Aerondight é uma espada de prata com alguns dos melhores efeitos disponíveis, aumentando e muito seu dano crítico durante o combate.

Sobre os Monstros


A nostalgia de Witcher 1 continua com monstros "oldschool", incluindo as bruxas e alps (aquelas mulheres desprovidas de roupa na parte de cima e com a face desfigurada). O bestiário se aprofunda principalmente nas criaturas vampíricas, com Fleders, Garkains, e Protofleders, todos parecidos com morcegos humanóides. Os mais legais, porém, são os Bosses, incluindo um vampiro com três formas diferentes (e também três batalhas diferentes sequenciais), um gigante nas nuvens do João e o Pé de Feijão, uma criatura de rocha chamada Shaelmaar que fornece um desafio considerável durante a trama em um campo de batalhas. Outros seres dignos de atenção são os Barghest (cachorros fantasmas que aparecem no começo do Witcher 1) e centopeias gigantes que saem da terra (também existentes no Witcher 1).

Sobre os Locais


A região de Toussaint guarda vários segredos que devem ser explorados para um maior aproveitamento da última aventura de Geralt. De modo geral, a região que é muito bonita e lembra em vários aspectos à França, reúne seis cidades diferentes, sete pontos naturais marcados (entre rios, passagens e montanhas) e dez vinhedos que se assemelham à pequenas vilas, sendo que em uma delas Geralt pode adquirir uma casa customizável pela primeira vez na saga. Em Corvo Bianco o Witcher enfim encontra um descanso ganhando uma casa como recompensa de uma das missões principais. Lá, é possível investir em restaurações de modo a tornar a vila inteira bonita outra vez - e uma casa muito mais aconchegante. A casa também conta com um espaço para plantação de ervas, bancadas e mostruários para armas e armaduras, bancada de trabalho e até mesmo pedra de amolar.


Enfim "Blood and Wine" é, sem dúvidas, um conteúdo imperdível para os amantes do Bruxo de Rivia que acrescenta muita história, equipamentos, lutas fantásticas e momentos inesquecíveis e memoráveis para todos aqueles que tiverem a oportunidade de experimentá-lo. A DLC conseguiu unir monstros poderosos, personagens únicos e carismáticos, enredo muito bem construído e convincente desde o início até o seu desfecho, equipamentos de qualidade e muito mais tornando toda a aventura sem equivalentes, superando até mesmo "Corações de Pedra". A qualidade continua impecável como sempre, valendo a pena investir sem medo, pois é possível notar o carinho e cautela que a CD Projekt tem em cada um dos detalhes mínimos que constituem suas obras de arte, praticamente não havendo problemas com bugs, mal desempenho/má renderização, sons e animações. Gostou de Witcher 3? Então não ouse desinstalá-lo antes de jogar suas duas DLCs magníficas ou do contrário nunca provará do melhor dos vinhos de Toussaint.







Nenhum comentário:

Postar um comentário