Análise Intermediária - Sniper Elite: Nazi Zombie Army


"Sniper Elite: Nazi Zombie Army" é um jogo de tiro em terceira pessoa, mas que já está relativamente ultrapassado. O motivo disso é claro: a trilogia foi lançada na loja da Steam contendo os dois primeiros jogos remasterizados e um terceiro para concluir a saga. Por conta disso, tanto este título como o segundo vendidos separadamente perderam certa popularidade e o número de jogadores decaiu junto. Isso afeta, obviamente, no modo cooperativo online (pela dificuldade em criar uma equipe completa) e consequentemente em obter todas as conquistas (como algumas delas exigem uma equipe completa para serem desbloqueadas).

Pontos Positivos:


-> Tem uma jogabilidade simples e viciante, após alguns minutos você provavelmente já vai se adaptar ao game. Por ser em terceira pessoa, é mais fácil de visualizar os inimigos ao redor, bem como escapar deles a tempo. O que torna o jogo ainda mais mágico é a mecânica de ''killmove'', ativa quando você acerta um zumbi à distância - mostrando o tiro atravessando o adversário em câmera lenta e tudo mais.

-> Aceita o controle de X-box 360, podendo assim substituir o mouse e o teclado por algo ainda mais tranquilo.

-> Possui um contexto interessante e diferenciado, afinal se passa durante a Segunda Guerra Mundial, excluindo toda aquela mesmice de apocalipse zumbi ocasionado pelo vírus, por algo mais mitológico: não aceitando a derrota na guerra, Hitler traz os mortos de volta à vida por meio de rituais demoníacos e ocultistas, tornando a Alemanha um país literalmente lotado de zumbis.

-> Tal fato já se entrelaça com o método principal de obtenção de munição: vasculhando zumbis derrotados. É legal pensar que não são 'loots' aleatórios, mas sim estoques de munição que os ex-soldados, agora zumbis, carregavam consigo durante a guerra.

-> Os cenários são bem sombrios, misturando toda a devastação causada pela guerra e pelos zumbis com efeitos e símbolos sinistros dos rituais satânicos.

-> É possível jogar toda a campanha sozinho, no modo single-player, como também ela inteira com jogadores online (coop). Você pode tentar encontrar uma partida rápida pelo menu ou criar uma partida privada para seus amigos. O engraçado é que mesmo sem completar a campanha nenhuma vez você já vai poder escolher qualquer fase do jogo para o modo Online.

-> Não se resume em apenas zumbis lentos e desmiolados, na verdade neste jogo você também vai encontrar: zumbis atletas que correm até você e então se explodem; esqueletos que não morrem com tiros na cabeça, mas sim no peitoral; zumbis mais fortes que atuam como ''mini-boss'' e carregam metralhadoras giratórias poderosas; zumbis snipers, que pulam constantemente de um lugar para o outro, te atirando de longas distâncias; líderes nazistas que atuam como ''bosses fantasmagóricos'', podendo conjurar quantidades infinitas de zumbis e esqueletos e tendo um escudo impenetrável que só é desativado ao destruir os crânios que giram ao redor do corpo deles.

-> O sistema de áudio é incrível, principalmente se usado fone de ouvido. Desde as vozes de espíritos de crianças assassinadas até músicas magníficas de uma trilha sonora muito sombria, este jogo não deixa nada a desejar neste aspecto.

-> Possibilidade de carregar até três diferentes armas, uma de cada tipo, e cinco diferentes bombas. Um espaço (slot) é para o rifle (essencial durante todo o jogo), um para arma automática ("metralhadora"), e outro para pistola. Existem diferentes tipos de cada um dos três estilos de armas. Já as bombas são: dois diferentes tipos de granadas que podem ser arremessadas, dois diferentes tipos de minas terrestres e a dinamite (que pode ser colocada no chão e depois ativa ao atirar sobre ela).

-> Possui um sistema de conquistas (ainda que bem complexo), dropa cartas colecionáveis, tem um sistema de classificação (para os mais viciados).


Pontos Negativos:


-> O modo Online é extremamente vazio, você dificilmente vai encontrar alguém para jogar com você (caso não tenha nenhum amigo com o jogo) e muito menos vai conseguir montar uma equipe completa (com quatro jogadores) apenas procurando por uma partida rápida.

-> Mesmo se conseguir encontrar jogadores, seus problemas ainda não vão parar por aí, pois no modo Online o checkpoint não é salvo. Como assim? Se por qualquer motivo você tiver que sair da partida Online e mais tarde quiser voltar do ponto em que parou você vai se decepcionar, pois (ressaltando) no modo Online só é possível começar a fase do INÍCIO, e não importa seu progresso alcançado, somente no single-player o mesmo será salvo.

-> Deixando o ponto acima de lado, o sistema de salvamento ainda deixa a desejar. Você talvez pense que do jeito que está é melhor para deixar mais difícil, porém se você realmente jogar na dificuldade alta vai sentir que tornaram os checkpoints muito distantes uns dos outros, fazendo você repetir toda uma parte imensa em caso de falha (em muitos momentos, mas não todos).

-> O jogo é bem curto (Cerca de 5 horas), contendo apenas cinco fases. Ainda assim, consegue ser totalmente repetitivo. É como se fosse um hack'n'slash mas de tiro, você só vai enfrentando horda atrás de horda de inimigos para poder prosseguir o caminho e enfrentar mais inimigos antes de liberar a próxima passagem.

-> A repetição inclui os únicos dois bosses do jogo também, que são praticamente os mesmos (um deles é o ''final boss''), ficam conjurando inimigos e se protegendo atrás de um escudo de energia, tendo você que desativá-lo e então matá-lo apenas ignorando e se esquivando dos demais asseclas.

-> A falta de criatividade não é somente com relação aos níveis, mas também sobre o enredo, que praticamente inexiste. Você e sua equipe só precisam sobreviver e destruir peças ritualísticas amaldiçoadas para tentar escapar com vida, nada além. O jogo não te explica claramente o motivo de você estar tomando rumo em certas atitudes e nem constrói uma série de eventos que te faça ficar preso à tela no decorrer da trama. Nesse sentido tem aquela mesma simplicidade de alguns jogos de apocalipse zumbi onde nada importa além da sobrevivência.

-> As conquistas são quase que impossíveis de obter para quem tiver interesse em 'zerar 100%'. Isso pelo fato do jogo ser bem vazio no modo Online, e as conquistas mais importantes exigirem que você finalize cada fase com uma equipe completa de quatro jogadores e ainda termine o jogo na dificuldade máxima em Coop. Ah, e uma delas exige que você adquira o Nazi Zombie 2.


Em suma, recomendo "Sniper Elite: Nazi Zombie Army" para o público que realmente gosta de detonar zumbis, seja atirando seja explodindo-os com bombas. Embora repetitivo, tem uma mecânica viciante por ser ''fácil de manejar'' e ao mesmo tempo apresentar vários movimentos especiais de câmera lenta ao matar zumbis com um rifle em longas distâncias. A quantidade variável de inimigos e ação constante junto com pitadinhas de uma atmosfera sombria torna este título uma excelente opção para sobreviventes do apocalipse. Vale a pena dar uma chance, mas se você tiver dinheiro sobrando, minha dica é pular direto para a trilogia lançada em 2015. Clique aqui para ver a página da Loja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário