Análise Intermediária - Sniper Elite: Nazi Zombie Army 2


Eu estava relutante em escrever uma análise para este título, como seria muito semelhante à que fiz ao primeiro jogo da saga. Mas, embora ambos os jogos sejam muito parecidos (em questão de pontos negativos e positivos), não pude simplesmente ignorar a grande capacidade de entretenimento que o game proporciona, principalmente com amigos Coop. Para que esta análise não se torne uma simples cópia da anterior, a farei de um modo diferenciado, sem constar diretamente e objetivamente os prós e contras, mas sim desenvolver a opinião de modo mais subjetivo.


Primeiramente é importante ter em mente que sua visão sobre o primeiro jogo vai justificar seu gosto pelo segundo (caso o tenha experimentado), já que ambos são quase iguais nas mecânicas e jogabilidade, mudando apenas cenários e fases, embora a repetição continue em um estilo de ''hack'n'slash'' de tiro em terceira pessoa, com hordas de inimigos seguidas por outras de modo contínuo. As paisagens continuam sombrias, algumas bem marcantes e que até impressionam, um dos aspectos que mais surpreende no jogo. Vários símbolos satanistas e nazistas pintados de sangue em muros e casas em ruínas, lagos de sangue por onde saem zumbis de modo épico, ferrovias e grandes construções que uma vez já serviram a população, agora destruídas e amaldiçoadas... 


O sistema de áudio também se manteve no mesmo ''esquema''. Cenários sombrios sempre necessitam de uma atmosfera sonora à altura, com direito a vozes e risadas de crianças mortas e gritos de sofrimento dos que já foram vivos um dia. As músicas sofreram algumas alterações, mas procedem com aquele padrão notado no título anterior. Isso se repete na questão dos inimigos, são todos os mesmos (zumbis explosivos, zumbis soldados carregando pás e lanternas, zumbi da SS com uma metralhadora giratória, zumbi sniper, Boss líder nazista, esqueletos irritantes), acrescentando apenas três novas - e perigosas - criaturas: os summoners, que como o nome sugere conjura zumbis extras; os fire demons, que são esqueletos em chamas com uma vitalidade alta e que quando explodem transformam todos os zumbis próximos em assassinos ágeis e rápidos; os esqueletos superiores, que resistem a mais danos que os comuns.


O que torna este jogo de fato especial, é sua maneira viciante e divertida de passar por ondas de inimigos parecidos. Apesar de ter apenas cinco fases (com cerca de 6-8 horas de duração no total) ele conseguiu ter momentos mais desafiadores que o Nazi Zombie 1, o que foi o verdadeiro responsável por dar um gostinho especial ao game. É possível jogar sozinho e em grupo de até quatro pessoas em um cooperativo Online, mas a questão é que a dificuldade em encontrar parceiros é elevada, sendo recomendado chamar amigos que tenham o jogo para te acompanhar.


Para que tudo valha a pena, jogue na dificuldade Marksman ou Sniper Elite, a dificuldade fácil acaba ficando sem graça. Tendo uma equipe de pelo menos duas ou três pessoas, jogar na Marksman já vai ser um desafio e tanto, não que todos os momentos sejam complicados, mas tem horas que o jogo te desafia na cara dura, mandando até quatro zumbis da SS com metralhadoras pra cima de você. Isso deixa tudo interessante e dinâmico, isso é o que mais chama atenção sem um pingo de dúvidas em Nazi Zombie Army 2. Você vai precisar de muita estratégia, vai precisar posicionar minas terrestres e dinamites caso queira ter uma chance, vai necessitar explorar os recursos explosivos e pontos táticos do mapa, vai precisar ser cauteloso com sua munição, pois apesar dos zumbis derrotados fornecerem um estoque, ainda assim as balas são mais escassas que no primeiro.


Em contrapartida, os grandes problemas vistos no primeiro jogo continuam no segundo. Os checkpoints são limitados, apenas nas construções fortificadas, bases nas quais você poderá recompor seu arsenal. Novamente digo que embora seja dessa maneira para aumentar a dificuldade e o tempo de duração do game, poderiam ter em certos momentos aumentado a quantia de checkpoints. E não somente isso, apesar de poder jogar qualquer uma das cinco fases Online sem nunca ter zerado, caso precise sair por qualquer motivo não poderá retornar do ponto em que parou, será obrigado a recomeçar a fase inteira (ressaltando, no Modo Online). Já que é possível selecionar a fase que deseja, por que não fornecer a possibilidade de selecionar a parte da fase também, conforme os checkpoints existentes atingidos (poderia facilitar para obtenção de conquistas, mas jogadores que entram posteriormente, no final de uma partida, também podem ser beneficiados de qualquer maneira do jeito que está agora). 


Os controles continuam simples e práticos, sendo possível utilizar um controle de X-box. As conquistas não mudaram muito, ainda é preciso completar o jogo inteiro na dificuldade máxima e com uma equipe composta por quatro membros. As armas também não mudaram, são praticamente todas as mesmas do primeiro jogo. Os gráficos são relativamente bons, mas não sofreram alterações significativas a partir do anterior, assim, se você estiver em dúvida, se seu computador conseguiu ''rodar'' o primeiro, certamente ''rodará'' este. O sistema de cartas também procede, embora as insígnias não sejam tão belas e chamativas.


Desse modo, recomendo "Sniper Elite: Nazi Zombie Army 2" pela sua capacidade de viciar mesmo com fases e inimigos repetidos, sendo altamente divertido e desafiador para você e seus amigos completarem a campanha online em uma dificuldade avançada. O enredo continua fraco, mas considera os acontecimentos da trama antecessora, e o mesmo só é finalizado comprando o pack do Nazi Zombie 3, que foi parcialmente culpado por tornar o multiplayer tão vazio, como inclui os jogos 1 e 2 remasterizados e ainda vem com o terceiro para finalizar a saga. Por conta disso, se tiver um dinheirinho a mais, compre-o de uma só vez, mas caso já tenha adquirido o primeiro separadamente, mais vale comprar o segundo, que também vai consumir umas boas horas livres da sua rotina e vai te fazer dar boas risadas com os amigos. Clique aqui para ver a página da Loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário