Posso dizer com a boca cheia que "The Witcher" foi
um dos melhores RPGs que já joguei na vida, como é um jogo que tem um pouco de
tudo e não deixa a desejar no enredo, que para mim é o mais importante em um
jogo. Com muitos locais para explorar e várias side quests para fazer, você vai
mergulhar em uma aventura por um mundo dominado por guerras, monstros e
organizações secretas que vão te fazer pensar duas vezes antes de tomar
qualquer decisão, como cada decisão afeta nos acontecimentos seguintes na
história. Se você gosta de desafios e de batalhas épicas, além de vários Bosses
e inimigos poderosos, então este jogo é perfeito para você. Mas, se você é
daqueles que prefere explorar diferentes lugares e conversar com desconhecidos
alheios, bem... Este jogo também vai ser de grande agrado!
Pontos Positivos:
Como já
citei, o mais forte em Witcher é o enredo. Sim, a história é magnífica, desde o
começo envolvente. O vilão já é apresentado logo no início, mas com o decorrer
do jogo você vai desvendando mistérios, realizando investigações e assim vai
descobrindo que toda a trama é muito maior do que o esperado no começo, e que
há mais inimigos do que o imaginado.
Os monstros são os de menos, como você vai
ter que lidar com uma guerra civil que piora a cada dia mais e com uma
organização nomeada "Salamandra" que logo no prólogo rouba documentos
importantes dos Witcher após invadir a base, mas para qual finalidade? Bem,
garanto que você vai se surpreender quando descobrir!
Como uma
coisa puxa a outra, devo dizer que as quests são maravilhosas. Apenas para
citar algumas: em determinado momento você vai ter que dar uma de Sherlock
Holmes e investigar vários suspeitos em uma cidade e quando descobrir o culpado
você vai ficar de queixo caído.
Outra quest que me afetou muito mostra a
história de duas irmãs em uma ilha remota, e quando uma está prestes a se casar
a outra a leva até o campo de flores e a mata por ciúmes de seu namorado rico;
quando o amante sabe disso, ele faz questão de matar a outra irmã também no
campo de flores, e as duas se tornam espíritos vagantes que passam a assombrar
o lugar, sobrando para o Witcher fazê-los descansar em paz, primeiramente
convencendo as irmãs que de fato morreram para depois ajudá-las a se perdoar. É
uma história muito bonita e chega a ser emocionante considerando o próximo
ponto positivo, que é...
A trilha
sonora. As músicas passam sentimentos e representam muito bem os locais ou
circunstâncias em que são reproduzidas. Um jogo sem uma boa trilha sonora não
consegue ser épico ou marcante o suficiente, sendo a música e sons mais do que
importantes, necessários.
O combate
é bem interessante neste RPG, e se diferencia bastante dos demais. Além de
determinados poderes que gastam MP, o combate corpo a corpo em si se resume em
duas espadas diferentes e três métodos de ataque diferentes, que devem ser
usados sabiamente após estudar o adversário. A espada de aço é eficiente contra
humanos, enquanto a de prata contra monstros.
Os estilos de ataque são: forte,
rápido e em grupo. Ataques fortes devem ser usados contra monstros brutos ou
humanos de armadura pesada; ataques rápidos são úteis contra monstros e humanos
ágeis, tais como assassinos e arqueiros; ataques em grupo são mais do que
recomendados quando a luta envolve dois ou mais inimigos.
Já os poderes são
cinco e podem ser melhorados com perks, assim como o combate corpo a corpo:
Aard (o mais útil de todos, atordoa adversários e limpa caminhos obstruídos);
Igni (lança chamas em oponentes, podendo incinerá-los); Yrden (monta armadilhas
mágicas no chão que podem imobilizar oponentes); Quen (ativa um escudo de
proteção por 30 segundos); Axii (pode transformar oponentes em aliados por
alguns segundos). É claro que os poderes, ou sinais, vão sendo liberados ao
longo do jogo.
Existem
algumas batalhas difíceis, principalmente no final, e um dos bosses foi o que
me deu mais dor de cabeça: um tipo de polvo gigante no esgoto. Você vai, muitas
vezes, pensar em estratégias de como derrotar os inimigos, e muitas vezes vai
esperar seu HP voltar ao máximo após vários minutos AFK para continuar com a
invasão de alguma base ou exploração de alguma caverna.
Em uma luta contra
non-humans, tive que atraí-los até monstros poderosos em um canto da cidade e
depois saí correndo e deixei os monstros fazerem o serviço para conseguir
passar, como parecia ser impossível vencer tantos oponentes. O polvo não tive
escolha além de lutar e lutar mais ainda, quase desistindo venci ele. Uma
batalha contra criaturas de fogo também me fizeram quase desistir, como essas
criaturas tinham um ataque de incineração que me matava em um acerto. A questão
é que eu fiquei com poucas poções, pois eu não sabia que a chave para vencer é
ter muitas e diferentes poções. Zerei o jogo mesmo assim, mas deixo claro que é
muito, muito difícil vencer algumas batalhas sem as poções.
A
ambientação e os cenários são bem bonitos, apesar de ser um Open-World
limitado, para mim a questão de localizações não deixou a desejar, o espaço
ainda é grande e com muitos lugares para explorar. Eu mesmo deixei de ir em
vários locais para me focar na main history, e mesmo assim levei mais de 30
horas para zerar. Isso me prejudicou muito no final, como tive que enfrentar
vários monstros fortes sem poções e sem uma armadura ou armas que prestassem.
Não cometam o mesmo erro que eu.
Pontos Negativos:
Nenhum
jogo é perfeito, e com the Witcher não seria diferente. O primeiro ponto não é
exatamente negativo, mas apenas para alertar que suas escolhas realmente vão
afetar o futuro, e eu me vi prejudicada em certos momentos pelas decisões que
tomei. Não irei dar spoilers, mas talvez o jogo poderia ter sido mais fácil se
eu tivesse feito escolhas diferentes, como não é possível voltar atrás depois.
Não
gostei do sistema de poções e do jogo depender tanto disso para ficar menos
apelativo. Se é sua primeira vez, jogue no EASY e não hesite. Eu tinha colocado
no médio e me arrependi, recomecei na dificuldade fácil, pois sem poções o jogo
fica difícil no Easy então imagina nas demais dificuldades.
Após mais de 30
horas de jogo ainda não me acostumei com esse sistema de alquimia, e nunca gostei
disso, nem em Skyrim, por exemplo. O problema é que você precisa coletar
ingredientes e fazer as poções, como elas raramente são dadas como drop e não
são vendidas por mercadores. Não tive paciência em procurar matéria-prima em
diferentes pontos e se eu jogasse novamente não iria ficar procurando mesmo
depois todas as dificuldades que passei.
Pode ser que você goste, mas no meu
caso e tenho certeza que de muitos outros esse ponto foi mais para negativo do
que positivo, devido a grande importância de poções. No Easy por exemplo, as
batalhas que tive que usar estratégias malucas e que levei mais de meia hora
para passar, com poções seria possível fazê-las em dois ou três minutos sem
mais dificuldades.
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