Análise Rápida - The Last NightMary: A Lenda do Cabeça de Cuia


"The Last NightMary" é um jogo no estilo point-click produzido por desenvolvedores brasileiros, que conseguiram nos mostrar mais uma vez que o Brasil tem sim capacidade para lançar bons jogos, apesar do mercado ser relativamente pequeno e complexo, há alguns títulos que nos surpreendem pela qualidade e conteúdo bem feito. Desde o menu inicial até a dublagem e cenários, é possível observar o carinho e cuidado que os desenvolvedores tiveram ao fazer este jogo, sendo um destaque até mesmo se comparado com muitos jogos de clique gringos. Apesar de ser curto, é um game desafiador na primeira vez zerado, com um terror inteligente e enigmas satisfatórios. Depois de entender o que fazer e saber como zerar, você talvez consiga completá-lo novamente em menos de sete minutos, considerando que há uma conquista justamente de realizar esta proeza.


Pontos Positivos:


-> É um título brasileiro, mais um ponto para nossa indústria de jogos ainda em crescimento. Acho importante que nós, como comunidade, apoiemos este e outros jogos, não somente por ser brasileiro, mas pela qualidade surpreendente apresentada. Não é somente elogiando que se fornece apoio, é comprando o software original pelo Steam, ao invés de baixar um pirata, pois a maioria sabe o quão difícil é criar um jogo, principalmente no Brasil, e perante todas as dificuldades financeiras e de expansão da indústria é nosso dever contribuir com o tributo merecido, representado pelo preço, que é baixo. Você pode até mesmo esperar alguma promoção se assim preferir, mas a sua contribuição sem dúvidas vai ajudar a empresa, principalmente por ser nova no mercado e necessitar de capital para prosseguir com investimentos em novos belos títulos para o nosso país.

-> As interfaces são simples e eficientes. Você pode configurar a resolução da tela, se vai ser modo janela ou não, e até mesmo a linguagem. Traduziram em Cinco linguagens diferentes além do português: inglês, italiano, espanhol, alemão e russo. Isso não se aplica na dublagem, que é exclusivamente em português.

-> Tem uma história muito interessante, mostrando que nosso folclore também tem lendas assustadoras! Muitos precisam saber que os monstros brasileiros conseguem sim competir com os tenebrosos zumbis e demônios de outras localidades. Realmente espero que façam jogos de outras lendas, pois nossa ficção é maravilhosa, e estudando ou entendendo a fundo as lendas, sem dúvidas muitos passarão a encarar nossa 'cultura de terror' com novos olhos. O cabeça de cuia é uma lenda do nordeste, criada em Piauí, e o jogo é totalmente baseado nesta lenda, dando uma continuidade e um fim para a mesma.

-> A jogabilidade é própria para o estilo, e não deixa a desejar. Existe um 'inventário', ícones fáceis de entender para se locomover pelo mapa e interagir com objetos, e até um diário com maiores detalhes sobre os acontecimentos anteriores e atuais na vida de Maria, a protagonista.

-> O conteúdo do jogo é abrangente. Para zerar pela primeira vez você pode levar até cerca de uma hora, mas isso é apenas uma pontinha de tudo que o jogo tem a oferecer. Caso queira aproveitar o máximo possível, experimente fazer as conquistas, descobrindo que existem cinco finais diferentes, um monstro extra (alienígena do matagal), vários objetos e caminhos secretos, desafios até para os mais experientes jogadores (como completar toda a campanha sob tempo cronometrado, escapar do inimigo cem vezes na mesma partida, explorar cada cantinho do mapa).

-> Sistema de terror um tanto quanto inovador. Não é muito apelativo para cenas sangrentas ou elementos do tipo, o terror é mais voltado para sobrevivência. Enquanto procura em caminho pelo labirinto de mato, você pode ver a tela escurecendo e sons de passos se aproximando, isso significa que a criatura está próxima e você precisa clicar rapidamente em outro caminho. Também acontece do monstro aparecer caminhando por um caminho na sua frente, e se você demorar para fugir ele começa a correr e te pega. Você não pode ficar parado, precisa ficar ligado o tempo todo e ser rápido enquanto anda pela floresta.

-> Os sons e dublagem são ótimos. Usando um fone de ouvido toda experiência fica ainda melhor; não somente para ouvir passos ou vozes, mas também para entrar no clima da noite, ouvindo grilos, o vento batendo contra as folhagens, a água seguindo seu curso pelo rio, etc. O jogo também dá cartas (quatro) e é totalmente compatível com o navegador Steam e Screenshots.


Pontos Negativos:


-> Não há nenhum ponto de salvamento ou de progresso, se por qualquer motivo você sair do jogo será necessário recomeçar do zero. Isso pode ser explicado pelo fato do jogo ser curto, mas é um pouco injusto fazer um iniciante executar tudo outra vez se, por exemplo, a energia da casa dele acabar faltando um minuto para ele terminar o jogo. Imprevistos acontecem, e ter um ou outro ponto em que o progresso seja salvo não é pedir nem facilitar demais.

-> Embora belo, o cenário é bem limitado. Provavelmente para evitar criar grandes mapas com muitas diferenciações na aparência, resolveram construir um labirinto de mato que é, obviamente, todo parecido em sua extensão. O jogo não passa muito disso, o objetivo é explorar o labirinto uma, duas, três vezes, de modo a encontrar itens necessários e resolver enigmas.

-> Apesar de ter seu próprio estilo de terror, faltaram alguns elementos cruciais para deixar a atmosfera ainda mais tensa. Passos são boas jogadas, mas uma música pesada ou sons inexplicáveis e altos do nada com certeza aumentam o terror e deixam tudo mais sinistro. Mesmo que nada aconteça, um som aleatório pode assustar um desatento, e uma música perturbadora deixa qualquer um pensando que algo ruim vai acontecer.

-> Foi sagaz acrescentar tempo e conteúdo no jogo através de conquistas e segredos, mas infelizmente algumas delas são exageradas demais, e por serem apelativas podem fazer alguns desistirem de completar todas - como foi o meu caso - e de aproveitar todo conteúdo extra. Por exemplo a conquista de completar o jogo sem ter nenhum contato ou aproximação com o monstro é ridícula, pois isso é um fator aleatório e mesmo que você ande rápido pelo labirinto pode sim acontecer dele aparecer em questão de segundos, tornando a conquista praticamente impossível e uma grande perda de tempo.


Esta é mais uma pérola da indústria brasileira, com um preço acessível e um conteúdo atraente e de qualidade inquestionável. Se você gosta de point-click, quase certeza de que vai aproveitar o tempo investido em "The Last NightMary", vai sentir medo em alguns momentos, ficará perdido no labirinto e correrá de um lado pro outro tentando achar uma saída e ao mesmo tempo com medo de ser capturado pelo monstro de cabeça gigante. A lenda é bem explorada e mostra que nosso país tem lendas tenebrosas e que nossa indústria de jogos tem capacidade para criar grandes títulos. Nosso apoio é essencial, mas não significa que o jogo é perfeito ou vai agradar a todos os gostos. O tempo de duração dele é relativamente curto, e a variação de cenário quase que inexiste como um todo. Entretanto, é um título que recomendo e que foi produzido cuidadosamente para um resultado elegante e divertido. É um pequeno passo para o point-click... Mas um grande passo para a indústria de jogos brasileira.  


Clique aqui para ver a página da Loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário